Com o objetivo de aperfeiçoar o alinhamento estratégico, nesta quarta-feira (08/11), a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) promoveu uma reunião com representantes do Proderj e das concessionárias de transporte público de competência estadual, além de membros da RioCard, para tratar dos processamentos técnicos envolvendo os dados de bilhetagem eletrônica. O encontro é mais uma ação com foco na futura implantação do Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU), uma ferramenta de monitoramento que está sendo desenvolvida pela SETRAM e, em breve, será disponibilizada para a população.
Financiado pelo Banco Mundial e atualmente em fase de testes internos, o CIMU permitirá o acompanhamento, em tempo real, das informações referentes à operação de todos os modos de transportes intermunicipais.
Com ele, a SETRAM poderá reunir, armazenar, processar e integrar dados referentes à infraestrutura, aos serviços concessionados, à bilhetagem e aos eventos ocorridos nas operações. A iniciativa também visa aperfeiçoar a comunicação com os usuários, que terão acesso, através de um aplicativo de celular, às ocorrências que impactam na mobilidade, indicadores e demais informações sobre os transportes.