Remoção de embarcações abandonadas na Baía de Guanabara impulsiona a revitalização da região

A força-tarefa liderada pela autoridade portuária PortosRio iniciou a retirada de cinco embarcações abandonadas na Baía de Guanabara, próximas à Ilha da Conceição, em Niterói.

Essas embarcações, que estão encalhadas há pelo menos cinco anos, representam um risco para a navegação e dificultam o trabalho dos pescadores.

  • Fique por dentro das atualizações do Mobilidade Rio no X (antigo Twitter) e Facebook
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • A ação faz parte de um trabalho contínuo de remoção de embarcações abandonadas na região, identificadas por um relatório da Capitania dos Portos.

    A retirada dessas embarcações é um passo importante para a liberação da área e para a realização da dragagem do Canal de São Lourenço, que permitirá a entrada de navios de grande porte na região.

    A dragagem, estimada em R$ 138 milhões, tem como objetivo estimular a indústria naval, pesqueira e portuária, gerando mais de 20 mil empregos.

    Além disso, a retirada das embarcações abandonadas contribuirá para a revitalização da Baía de Guanabara, beneficiando o meio ambiente, a economia e o turismo.

    A Prefeitura de Niterói está investindo cerca de R$ 24 milhões para a cessão do terreno necessário para a obra.

    Após a retirada das embarcações, a destinação final do material será realizada pela Companhia de Limpeza de Niterói.

    A iniciativa conta com a união de esforços das instituições estaduais, federais e parceiros da iniciativa privada para sua realização.

    Deixe um comentário