Operação especial no trânsito de Charitas: obras de macrodrenagem e alterações no fluxo viário

A Prefeitura de Niterói realizará obras de macrodrenagem em Charitas, resultando em alterações no trânsito do bairro.

A partir das 7h do dia 8 de julho, a Avenida Prefeito Sylvio Picanço será interditada no sentido Jurujuba, devido ao progresso das intervenções, que têm o objetivo de solucionar problemas de alagamentos decorrentes das chuvas.

Durante esse período, o ponto de ônibus localizado no número 647 ficará fora de funcionamento, sendo recomendado o uso de outros pontos próximos na mesma avenida.

Os motoristas que se dirigem à Região Oceânica são aconselhados a utilizar os acessos pelo Largo da Batalha.

A primeira fase das obras deve ser concluída em duas semanas.

A NitTrans (Niterói Transporte e Trânsito) elaborou um plano para organizar o tráfego de veículos durante esse período.

Segundo Amanda Machado, diretora de Planejamento da NitTrans, o fluxo de veículos tende a ser menor devido às férias escolares.

As obras em Charitas terão cerca de 400 metros de extensão e um investimento de R$ 6,6 milhões.

Serão utilizadas galerias de concreto armado e tubos de PVC rígidos para garantir uma drenagem eficiente.

O objetivo é permitir que as águas pluviais sejam direcionadas para o canal próximo à Praça do Rádio Amador, solucionando definitivamente o problema de escoamento das águas da chuva no bairro.

Atualmente, a equipe de obras está trabalhando na confecção da rede de drenagem na Rua Joaquim Peixoto e na areia da praia.

A interdição de parte da Avenida Prefeito Sylvio Picanço será necessária para a passagem dessa rede pela via principal até a Rua Eurico Manoel do Carmo.

O trânsito na região será afetado da seguinte forma:

  • Sentido Jurujuba/Região Oceânica (Túnel): Um trecho da pista da Avenida Prefeito Sylvio Picanço, no sentido Jurujuba, será interditado entre as ruas Armando Lopes e Juiz Alberto Nader. O fluxo será desviado para a pista no sentido contrário, onde serão criadas duas faixas reversíveis junto ao canteiro central. Rotas alternativas para a Região Oceânica incluem a Estrada da Cachoeira, Av. Presidente Roosevelt, Estrada do Viradouro (Garganta) ou Estrada do Viçoso Jardim (Fonseca/Cubango).
  • Sentido São Francisco/Centro: A faixa junto à calçada, no sentido Centro, será utilizada para veículos pesados, como ônibus e caminhões. Os veículos leves que seguem em direção ao Centro deverão utilizar um desvio pela Rua Armando Lopes, passar pela Rua Leonel Magalhães e, em seguida, utilizar a Rua Juiz Alberto Nader para retornar à Avenida Prefeito Sylvio Picanço.

Durante as obras, estará proibido estacionar na Avenida Prefeito Sylvio Picanço, no sentido Centro, bem como nas ruas Armando Lopes, Leonel Magalhães, Juiz Alberto Nader e Eurico Manuel do Carmo.

Nas ruas Armando Lopes, Leonel Magalhães e Juiz Alberto Nader, será adotado sentido único de circulação para garantir a fluidez do trânsito no desvio.

Já a Rua Eurico Manuel do Carmo funcionará em duplo sentido durante o período da operação.

O ponto de ônibus localizado na Avenida Prefeito Sylvio Picanço, no número 647, ficará fora de funcionamento.

Como alternativa, os usuários poderão utilizar os outros pontos próximos na mesma avenida, na esquina da Rua Armando Lopes e entre as ruas Clotilde Maria Linhares Pinsky e Madre Maria Victória.

Durante as obras, será implementado um compartilhamento temporário do calçadão de Charitas para ciclistas.

A ciclovia existente será interrompida desde a rotatória próxima ao túnel Charitas-Cafubá até a Praça do Rádio Amador.

Placas de sinalização serão colocadas no local para indicar a nova rota e orientar ciclistas e pedestres.

Recomenda-se que, durante o período das obras, os moradores da região utilizem o transporte coletivo, pois o tráfego será impactado.

As barcas de Charitas funcionam de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, com intervalos de 20 a 30 minutos entre as saídas e têm um horário de pausa entre 12h e 16h30.

Essas podem ser uma alternativa para evitar o deslocamento até a região central da cidade.

Além disso, outra opção é o uso de bicicletas, já que Niterói possui uma extensa rede de ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas, totalizando 79 quilômetros.

Deixe um comentário