Tarifa Zero de Maricá é tema de simpósio internacional no ABC Paulista

19
linhas maricá
Foto: Prefeitura de Maricá/EPT
Publicidade

A Prefeitura de Maricá, por meio da Empresa Pública de Transporte (EPT), participou de Simpósio Internacional sobre Tarifa Zero, na Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Paulo. O evento, realizado na última sexta-feira (03/05), reuniu especialistas do setor para discutir os desafios e oportunidades da implementação dessa política no Brasil e na América Latina.

O presidente da EPT, Celso Haddad, apresentou as experiências de sucesso em Maricá, cidade modelo da aplicação do direito social ao transporte público de qualidade com tarifa zero. Ele também destacou a importância da participação popular como um dos pilares da implementação do sistema.

“Na EPT, acreditamos que a Tarifa Zero não é apenas um sonho, mas sim uma possibilidade concreta de transformar a vida das pessoas através da garantia constitucional do direito ao transporte público gratuito e de qualidade. Estamos engajados em estudos e debates para contribuir com a implementação dessa política em outros municípios do país, compartilhando as experiências de Maricá”, explica Haddad

O programa Tarifa Zero de Maricá completa 10 anos em 2024, sendo a primeira cidade com mais de 100 mil habitantes a adotar um sistema de transporte totalmente gratuito, sendo referência em mobilidade urbana por todo o país. O serviço começou com apenas dez ônibus e hoje já são 135 veículos no total da frota. Ao todo, 250 bicicletas vermelhinhas estão à disposição de moradores e turistas em 25 estações, localizadas em sete bairros da cidade. No primeiro semestre de 2023, o sistema gratuito de bicicletas compartilhadas contou com 526.047 utilizações e 17.360 novos usuários cadastrados.

Publicidade

O tema central do evento foi abordado de forma abrangente por Wojciech Kębłowski, professor polonês e referência mundial no assunto, e por Lúcio Gregori, que compartilhou sua experiência prática como ex-secretário municipal de Transportes de São Paulo. Durante o simpósio, os especialistas apresentaram diferentes perspectivas sobre a Tarifa Zero, desde seus fundamentos teóricos até os desafios práticos da implementação.

O evento também incluiu um debate sobre a experiência de São Caetano do Sul, cidade paulista que aboliu as tarifas de transporte público em 2023. Representantes da prefeitura apresentaram os resultados da política municipal, que incluem aumento no número de usuários do transporte público, redução no tempo de deslocamento e melhoria na qualidade do ar.

MOBILIDADE RIO

Siga o Mobilidade Rio no Twitter e fique informado sobre a mobilidade urbana do Rio de Janeiro e Região Metropolitana.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui