A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) lança a 8ª edição do Boletim da Mobilidade Urbana. O informativo on-line reúne informações detalhadas sobre o funcionamento dos transportes públicos de competência estadual (metrô, trens, barcas, ônibus e vans intermunicipais).
“O Boletim da Mobilidade Metropolitana é uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento de políticas públicas e um instrumento de consulta para o cidadão, que pode visualizar os gastos do estado com subsídios, quantas pessoas usam cada transporte, quais as estações de trem registram o maior número de passageiros, entre outras informações. O conteúdo foi preparado minuciosamente pela nossa equipe e ainda traz as principais realizações dos primeiros meses da nossa gestão”, destaca o secretário Washington Reis.
A novidade das edições deste ano é que o internauta pode clicar nos ícones interativos disponíveis para ter acesso a painéis e gráficos de dados, além de ser direcionado para páginas com outros conteúdos específicos sobre o tema. A publicação inclui demanda por dia da semana, tipo de embarques realizados (pagantes e gratuidades), usuários por linhas e trechos específicos. A 8ª edição traz, também, vídeos que mostram trajetos virtuais do sistema ferroviário.
O conteúdo mostra, por exemplo, a predominância do sistema rodoviário em termos de volume de passageiros. De acordo com o levantamento, os ônibus de linhas intermunicipais transportaram 87.129.028 passageiros entre os meses de abril e junho deste ano. Nos trens e no metrô, a quantidade de usuários no mesmo período foi de 21.718.769 e 47.054.355, respectivamente.
O material foi organizado e dividido por cadernos temáticos: Mobilidade Urbana, Sistema sobre Trilhos, Sistema Rodoviário, Sistema Aquaviário e Políticas Públicas, que inclui o Bilhete Único Intermunicipal (BUI) e o Vale Social.
O documento também contém notícias sobre mobilidade no âmbito do estado, relativas ao período em questão, além de projetos que estão em desenvolvimento na SETRAM.
O boletim está disponível para consulta no site oficial da pasta, por meio deste link, e será publicado a cada três meses.