A Prefeitura de Maricá apresentou propostas para o Plano de Mobilidade Urbana da cidade durante a 4ª audiência pública realizada no dia 12 de julho.
A empresa de consultoria contratada pela Secretaria de Urbanismo apresentou um documento consolidado com propostas de curto, médio e longo prazos, incluindo investimentos para melhorar a mobilidade urbana.
O encontro ocorreu presencialmente no auditório do Banco Mumbuca, no Centro da cidade, e foi transmitido online pelo canal do YouTube do Plano de Mobilidade Urbana.
Após a audiência pública, serão realizadas reuniões internas com gestores e equipes técnicas das secretarias e autarquias, além do Conselho da Cidade, para realizar os ajustes finais antes da revisão da minuta do projeto de lei do Plano Municipal de Mobilidade Urbana.
Uma das principais propostas apresentadas é a criação da TransMaricá Norte, uma ligação entre a RJ-114, em Ubatiba, e Santa Paula, como alternativa para aliviar o tráfego na rodovia RJ-106.
Outras ideias para melhorar a fluidez na RJ-106 incluem a criação de marginais nos dois sentidos da rodovia, destinadas ao tráfego local e com estacionamento rotativo; redução de velocidade nas vias arteriais e locais para garantir um trânsito mais seguro; fiscalização eletrônica; campanhas educativas e inclusão do tema da mobilidade urbana na grade curricular das escolas.
O plano também propõe medidas para melhorar a mobilidade de bicicletas, como a ampliação do número de estações de aluguel de bicicletas, locais para transporte de bicicletas em ônibus, paraciclos e bicicletários, além da disponibilização de bikes e patinetes elétricos.
Para o transporte coletivo, sugere-se a readequação dos ônibus com a criação de linhas circulares e perimetrais que evitem passar pelo Centro da cidade.
As propostas apresentadas foram elaboradas com base em sugestões dos gestores públicos e da população, coletadas por meio de oficinas, pesquisas e levantamento de informações desde 2022.
Outras sugestões incluem investimentos em transporte não motorizado, estudos para a implantação de transporte sobre trilhos e aquaviário, criação de vias alternativas de acesso ao aeroporto municipal, implantação de um sistema binário na rotatória da Mumbuca e implantação de pistas exclusivas de ônibus ao longo da RJ-106.
O Plano de Mobilidade Urbana de Maricá é um instrumento de planejamento e gestão que busca melhorar as condições de deslocamento na cidade, priorizando o transporte coletivo e não motorizado.
Propõe diretrizes e ações que visam modernizar as infraestruturas e sistemas de transporte, integrados aos instrumentos legais, como o Plano Diretor.