Mobi-Rio lança licitação para espaços publicitários nos ônibus do BRT

A Companhia Municipal de Transportes Coletivos, a Mobi-Rio, anunciou nesta terça-feira, 02 de julho de 2024, o lançamento de uma licitação na modalidade de Pregão Presencial para a Permissão Onerosa de Uso de espaços publicitários do tipo “Busdoor” nos ônibus da frota do BRT do Rio de Janeiro.

O “Busdoor” externo refere-se à aplicação de adesivos com material publicitário colados na parte externa do vidro traseiro dos ônibus. O Pregão Presencial será realizado no dia 16 de julho de 2024, às 10h, na sede da Mobi-Rio, situada na Avenida das Américas, s/n – Anexo ao Terminal Alvorada, Barra da Tijuca.

O critério de julgamento da licitação será o de maior oferta por item. O prazo de vigência da Permissão de Uso será de 12 meses, a contar do recebimento da Ordem de Início, com possibilidade de prorrogação conforme a legislação vigente, a critério da Mobi-Rio.

A empresa permissionária deverá pagar à Mobi-Rio um valor mensal médio correspondente a 90% da frota operante, reservando 10% para campanhas da Mobi-Rio/Prefeitura. A Mobi-Rio pretende utilizar a receita obtida com a permissão onerosa dos espaços publicitários como alternativa à tarifa cobrada dos usuários e ao subsídio tarifário, contribuindo assim com a modicidade tarifária.

A frota do BRT atualmente é composta por 612 ônibus, número que será ampliado para 712 em agosto de 2024. Desse total, 556 são do tipo articulado e 156 são padrons. Conforme o Termo de Referência do edital, o espaço publicitário terá dimensões de 2,30 m de largura por 1 m de altura, com pequenas variações de tamanho dependendo dos modelos das carrocerias.

Essa iniciativa visa incrementar a receita da operadora do Sistema BRT, aliviando a pressão sobre as tarifas cobradas dos usuários e garantindo a sustentabilidade financeira do sistema de transporte público.

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