Maricá assina acordo no 8º Fórum Econômico Brasil-França

87
Publicidade

Maricá assinou um termo de entendimento, durante o 8° Fórum Econômico Brasil-França, na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), com a empresa francesa Hyfit e a brasileira Ydrogenio, interessadas na industrialização e linha de montagem do ônibus híbrido elétrico-hidrogênio. O município é pioneiro na iniciativa e desenvolve, em parceria com a Coppe/UFRJ e a empresa Tracel, três modelos diferentes de transportes coletivo sustentáveis. A meta é concluir a descarbonização da frota até 2038, colocando em circulação 200 ônibus não poluentes dentro do programa Tarifa Zero.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Igor Sardinha, participou da cerimônia de assinaturas na quarta-feira (27), que contou com as presenças do presidente da França, Emmanuel Macron; do vice-presidente Geraldo Alckmin; do ministro da Fazenda, Fernando Haddad; da diretora da Câmara de Comércio Bilateral (CCFB); Corinne Fontenelle; e da secretária de Estado de Desenvolvimento e Parcerias Internacionais, Chysoula Zacharopoulou.

“Maricá sai na frente para receber investimentos fundamentais para diversificação da nossa economia. O que assinamos aqui na Fiesp é mais um passo para que nasça a fábrica de ônibus em Maricá, contando com o trabalho em conjunto entre poder público, ciência brasileira e a iniciativa privada. O hidrogênio será um vetor fundamental da economia local e tem potencial para ser um exemplo a ser seguido no país”, afirmou o secretário Igor Sardinha, destacando ainda a geração de empregos e receitas para a cidade a partir da produção industrial, estratégia que transformará royalties do petróleo em recursos sustentáveis.

De acordo com o secretário, o memorando assinado demonstra a intenção da iniciativa privada em participar da consolidação do ônibus sustentável a ser produzido e utilizado em Maricá, com tração elétrica, não poluente, movido a hidrogênio com pilha a combustível, que está sendo desenvolvido em conjunto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a empresa Tracel Industrial. O início dos testes, em situação real com o protótipo, acontecerá nos próximos meses na cidade.

Publicidade

O projeto pioneiro da Prefeitura de Maricá é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos e as autarquias municipais Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e a Empresa Pública de Transporte (EPT).

O post Maricá assina acordo no 8º Fórum Econômico Brasil-França apareceu primeiro em Prefeitura de Maricá.

MOBILIDADE RIO

Siga o Mobilidade Rio no Twitter e fique informado sobre a mobilidade urbana do Rio de Janeiro e Região Metropolitana.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui