Inauguração do Terminal Mato Alto do BRT no Rio de Janeiro

A partir deste domingo, 19 de maio de 2024, o Terminal Mato Alto do BRT Rio de Janeiro entra em operação, representando mais um avanço na melhoria do sistema de transporte público da cidade. Aqui estão os detalhes do novo terminal e suas características:

Expansão do Sistema BRT

  • O Terminal Mato Alto é o segundo terminal construído no Transoeste, como parte do processo de ampliação das antigas estações.
  • A primeira estação transformada em terminal foi Magarça, entregue em março de 2024.

Obras em andamento

  • Atualmente, estão em obras os terminais de Curral Falso e Pingo D’Água, com previsão de entrega ainda este ano.

Aumento do número de passageiros

  • Com os investimentos públicos no Transoeste, a média diária de passageiros transportados aumentou para 204 mil, representando um aumento de 258% em relação a março de 2021.

Características do terminal

  • A antiga estação Mato Alto foi demolida e substituída por uma nova plataforma, três vezes maior, para acomodar os ônibus articulados do BRT.
  • O terminal irá operar em conjunto com dois terminais alimentadores de ônibus comuns e vans (Norte e Sul), além de contar com bicicletários e ciclovia.

Linhas de BRT que irão operar

  • Sete linhas de BRT irão operar no novo terminal, incluindo linhas expressas e paradoras, conectando Barra da Tijuca, Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz.

Passarela exclusiva para facilitar acesso

  • Enquanto durarem as obras nos terminais alimentadores, os ônibus regulares serão deslocados para o terminal alimentador Norte, com acesso facilitado por uma passarela exclusiva.

Geração de empregos e investimento

  • A obra do Terminal Mato Alto gerou cerca de 450 empregos diretos e indiretos, representando um investimento de mais de R$ 180 milhões.

Deixe um comentário