Aprimoramentos e avanços no sistema BRT do Rio de Janeiro

13
O BRT "amarelinho" - Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio
Publicidade

Desde o início da intervenção da Prefeitura no Sistema BRT do Rio de Janeiro, há três anos, significativas melhorias e avanços foram alcançados, resultando em um aumento notável no número de passageiros transportados e na qualidade dos serviços oferecidos. Aqui estão alguns dos principais pontos:

Aumento significativo no número de passageiros

  • Houve um aumento de 180% no número de passageiros transportados, com a média diária passando de 150 mil para 420 mil pessoas.
  • Essa melhoria é atribuída a uma série de iniciativas, incluindo a renovação da frota de articulados, reforma de todas as estações e recuperação do pavimento dos corredores.

Renovação da frota e melhoria na operação

  • Antes da intervenção, havia apenas 120 ônibus disponíveis nos três corredores do sistema. Atualmente, a frota conta com 713 ônibus, o que levou a uma redução significativa nos intervalos de espera nas estações.
  • Os intervalos nos horários de pico foram reduzidos em até 72% na Nova Transoeste, 59% na Transcarioca e 63% na Transolímpica.

Revitalização das estações e redução do vandalismo

Publicidade
  • Todas as 120 estações do serviço foram revitalizadas e estão em pleno funcionamento, após a prefeitura encontrar 46 delas fechadas devido a vandalismo e furto de equipamentos.
  • Os casos de vandalismo foram reduzidos em 90% nas estações, graças a medidas de segurança implementadas, como a instalação de câmeras de segurança e a presença do programa BRT Seguro.

Novos terminais e recuperação da infraestrutura

  • Quatro estações da Transoeste estão sendo transformadas em terminais, com destaque para o Terminal Pingo D’Água, que foi entregue à população recentemente, com investimento total de R$ 180 milhões.
  • Além disso, foram revitalizados 31 quilômetros de calha do BRT, com substituição do asfalto por concreto, representando um investimento total de R$ 221 milhões.

Expansão e melhoria da conectividade

  • O início da operação do Transbrasil e a inauguração do Terminal Intermodal Gentileza ampliaram as conexões viárias para os passageiros, com estimativa de transportar 250 mil pessoas por dia até 2030.

Programa BRT Seguro

  • Lançado em junho de 2021, o programa é responsável pelo patrulhamento nos ônibus, estações e terminais do sistema, resultando em mais de 3.300 prisões por crimes diversos e mais de 17.650 multas por calote.

MOBILIDADE RIO

Siga o Mobilidade Rio no Twitter e fique informado sobre a mobilidade urbana do Rio de Janeiro e Região Metropolitana.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui