O governador do Rio de Janeiro, Claúdio Castro, foi reeleito no primeiro turno das eleições 2022 para governador do Estado, com quase 60% dos votos.
Quais são as propostas para o setor de mobilidade dentro do seu plano de governo? O governador conversou com o “g1 Rio” sobre as propostas para o transporte.
- Linha de metrô em superfície com 23 quilômetros ligando o Rio de Janeiro (Pavuna) até Nova Iguaçu. Claúdio disse que a ampliação está em fase de licitação e as obras devem começar ainda em 2022. “Até o final deste ano eu começo a obra do metrô até Nova Iguaçu. É uma extensão da Pavuna até Nova Iguaçu. São mais 13 estações passando pela Baixada Fluminense quase toda”, garantiu Castro.
- Implementação do BRS (sistema de integração por meio de ônibus) em São Gonçalo com 13,5 km de extensão.
- Linha 3 de metrô ligando o Centro do Rio aos municípios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí.
- Ampliação da Via Light até a Avenida Brasil, na Pavuna.
- Volta do teleférico do Complexo Alemão;
Claúdio também disse que tem compromisso de finalizar as obras da estação Gávea do metrô, que estão paralisadas desde 2016.
“A estação Gávea é um compromisso meu terminar a estação. Eu já tentei licitar duas vezes o projeto, mas por causa do problema na justiça, ninguém apareceu como interessado. Estamos conversando com a concessionária antiga e com o Tribunal de Contas para tentar que pelo menos termine a estação Gávea e, aí, depois a gente discute na justiça o que for, o que tiver que devolver. Tem uma proibição na Justiça e estamos tentando vencer essa proibição”, explicou.