Changi Airports decide devolver concessão do Aeroporto do Galeão

213
Saguão RIOgaleão
Saguão do Aeroporto RIOgaleão (Foto: Portal Brasil 2016 (Olympics) - Brazilian Federal Government/CC BY 3.0 BR)

A Changi Airports International decidiu devolver a concessão do Aeroporto do Galeão ao Governo Federal. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022.

O grupo Changi atribui a decisão à má situação econômica brasileira desde 2014, piorada pela Covid-19, em 2020. Atualmente, a concessionária RIOgaleão é responsável pela operação e manutenção do aeroporto.

A concessionária informou que continuará operando o aeroporto até que o pedido de entrega do ativo seja aceito pelo Governo Federal.

O Ministério da Infraestrutura informou que a Changi protocolou junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o pedido de devolução voluntária do aeroporto ao Governo Federal.

“A solicitação ainda será avaliada pela diretoria da agência, mas abre caminho ao processo de relicitação porque a empresa de Singapura detém 51% da RioGaleão, concessionária que administra o terminal aéreo – os outros 49% pertencem à Infraero. Com a saída da controladora, o ativo concedido em 2013 pode ser novamente licitado”, disse o órgão federal.

O aeroporto foi concedido para a iniciativa privada em 2013, com um lance de 19 bilhões de reais de um consórcio que incluiu a Odebrecht, hoje Novonor.

Leilão conjunto entre Santos Dumont e Galeão

Após o anúncio da saída do grupo Changi, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou que o leilão do Aeroporto Santos Dumont será adiado para 2023, junto com o Aeroporto do Galeão.

A previsão, segundo o ministro, é de que os dois terminais do Rio de Janeiro sejam concedidos no segundo semestre de 2023 para o mesmo operador, em uma 8ª rodada de licitações de aeroportos.

Mobilidade Rio

Siga o Mobilidade Rio no Twitter e fique informado sobre a mobilidade urbana do Rio de Janeiro e Região Metropolitana.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui