A Prefeitura do Rio publicou na quinta-feira, dia 3 de fevereiro de 2022, um ato justificativo para a licitação de concessão do sistema de bilhetagem do transporte público no município.
Segundo a publicação, o objetivo é “prover um serviço mais amigável para o usuário e obter transparência financeira dos valores arrecadados para melhor planejamento e gestão do transporte. A medida propiciará a alocação de responsabilidades e dos riscos de forma eficaz, reduzindo a incerteza e garantindo maior atratividade para investidores.”
Na visão da Prefeitura do Rio de Janeiro, sob o comando de Eduardo Paes, isso tornaria o sistema de transporte melhor para o interesse público.
A empresa vencedora deverá realizar a emissão da mídia para uso no transporte, comercialização dos créditos, efetuar atendimento aos usuários, realizar o controle do sistema operacional, implantar infraestrutura, gerenciar a arrecadação tarifária no transporte coletivo, prazo de 12 anos para a exploração do serviço podendo ser prorrogado por outros 12 anos.
É a segunda vez que a Prefeitura do Rio de Janeiro tenta conceder o sistema de bilhetagem na cidade. Em dezembro de 2021, foi realizado uma licitação que foi concluída sem um vencedor.