A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da CET-RIO, está desenvolvendo o Plano de Expansão da Rede Cicloviária e quer estimular a participação da população para definir uma rede que seja funcional e adequada às necessidades das pessoas nos deslocamentos diários.
O plano cicloviário terá como objetivo revisar a Rede de Mobilidade por Bicicleta de forma a estimular cada vez mais o uso deste meio de locomoção, interligar toda a cidade e facilitar a conexão aos centros de bairros, grandes equipamentos urbanos e, sobretudo, à rede de transportes.
Os cariocas podem acessar o projeto na página do Participa.Rio para preencher uma enquete virtual sobre a expansão da rede cicloviária e fazer a pré-inscrição para oficinas que serão realizadas nas cinco Áreas de Planejamento da cidade. As oficinas serão realizadas aos sábados, de 9 de abril a 14 de maio.
Durante as oficinas, a Prefeitura pretende ouvir a população para complementar o diagnóstico da rede cicloviária existente e colher contribuições sobre os novos trechos de infraestrutura cicloviária propostos para cada área da cidade.
Cidades Pedaláveis
A Rede de Mobilidade por Bicicleta está alinhada com a campanha global Cidades Pedaláveis – do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) – da qual o município do Rio de Janeiro participa como uma das cidades líderes. O objetivo da campanha é ampliar e unificar importantes iniciativas ligadas à mobilidade por bicicleta, para garantir que esta se consolide como opção de transporte segura, acessível e com emissão zero. Para isto, as cidades líderes devem se empenhar em projetar e instalar infraestrutura, adotar políticas e destinar recursos para que as pessoas vivam perto de estruturas cicloviárias.