Acordo põe fim a greve de ônibus em Petrópolis (RJ)

904
Foto: Adriano Duarte/Ônibus Brasil
Publicidade

A greve de ônibus em Petrópolis que afetou o transporte na cidade durante quase dois dias, chegou ao fim no fim da tarde desta quinta-feira, dia 07 de abril de 2022, após acordo entre o SindRodoviários e o Setranspetro.

A operação dos serviços só deve ser normalizada de forma total nesta sexta-feira, dia 08 de abril.

As propostas aceitam foram as seguintes:

  • Reajuste 9,5% a partir de maio de 2022;
  • Abono indenizado de 9,5% referente ao mês de abril calculado sobre o salário de março e concedido em duas parcelas iguais e sucessivas nos dias 16/05 e 15/06;
  • Reajuste de 10% na cesta básica a partir de abril de 2022, comente podendo ser concedida em forma de cartão alimentação;
  • Fim do intervalo fracionado a partir de 1º de maio com jornada contínua de trabalho, sem apuração ou dedução de intervalo de placa, mantida a indenização de 30 minutos;
  • Supressão do piso diferenciado e da função de motorista Júnior;
  • A classe patronal assume o compromisso de não aplicar punição nenhuma punição para os trabalhadores que participaram da greve (advertência, suspensão ou justa causa, descontos de hora).

O SindRodoviários, entidade que representa os trabalhadores do transporte na cidade, disse em nota que considera uma vitória o acordo. Veja a nota na íntegra abaixo:

Publicidade

“Após Assembleia Geral Extraordinária, a proposta da Setranspetro foi aceita em votação unanime. Uma vitória do SindRodoviários e de todos os Trabalhadores Rodoviários de Petrópolis que aderiram à greve.”

Já o Setranspetro, entidade que representa as empresas de ônibus, informou que assim que os trabalhadores forem se apresentando, os ônibus começam a ser liberados.

O Setranspetro informa que, à medida que os rodoviários forem se apresentando nas garagens, as empresas de ônibus iniciarão a operação das linhas nesta quinta-feira (7). À meia-noite de sexta-feira (8), o serviço será restabelecido por completo, a partir da operação dos “corujões”.

MOBILIDADE RIO

Siga o Mobilidade Rio no Twitter e fique informado sobre a mobilidade urbana do Rio de Janeiro e Região Metropolitana.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui