Ocyan e Aromeiazero lançam maratona criativa voltada à promoção do uso de bicicletas

Melhores iniciativas da "Bikeatona" receberão R$ 19 mil em investimentos e precisarão gerar impactos sociais e ambientais em Macaé

65
Bike Mulher
Imagem de StockSnap por Pixabay

A Ocyan e o Instituto Aromeiazero abrem nesta segunda-feira (09/05) as inscrições para a “Bikeatona”, maratona de inovação social e mentoria em busca de ideias, projetos, negócios, produtos, tecnologias e intervenções, que utilizem ou estimulem o uso da bicicleta. O objetivo é promover a mobilidade segura, a reativação dos espaços públicos e o desenvolvimento social, comunitário e econômico de Macaé.

Serão pré-selecionadas oito propostas que receberão ajuda de custo e participarão de imersão realizada pelo Instituto Amani e pela Casulo Consultoria de Impacto. Os temas das mentorias serão: Bicicleta e Impacto Social, Gestão de Inovação Social e Modelos de Sustentabilidade Financeira. Das oito que estarão na primeira etapa, quatro receberão apoio financeiro de R$ 4.000,00 para desenvolverem os projetos.

“Cicloturismo, oficinas de mecânica comunitária, aulas para ensinar a pedalar, ciclologística e delivery por bicicleta, atividades competitivas, esportivas e de lazer, são apenas alguns exemplos de atividades possíveis de serem apoiadas. Mas serão bem-vindas outras ideias inéditas que partam dos problemas e oportunidades do território. Queremos estimular a criatividade para encontrar as melhores soluções”, explica Jocelina Valle, coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da Ocyan.

Edital

Todo o processo de seleção e imersão será online e o acompanhamento envolverá visitas presenciais, conforme adotado durante a pandemia. Poderão se inscrever no edital coletivos e grupos de pessoas físicas (representados por uma pessoa maior de 18 anos), pequenos empreendedores (MEI e ME) e pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos não-governamentais.

Os grupos inscritos terão a inscrição registrada no seu CPF e o recurso do prêmio depositado na sua conta, caso a proposta seja selecionada. Terão prioridade proponentes com residência/sede em Macaé, atuação ou conhecimento sobre o município.

O edital está disponível no site e as inscrições poderão ser feitas até o dia 12 de junho. No dia 30 de maio, às 19h, nas redes sociais do Aromeiazero, acontecerá uma live tira dúvidas, onde os participantes poderão encaminhar suas perguntas sobre a Bikeatona. Quem quiser se adiantar, poderá mandar suas dúvidas para bikeatona@aroemiazero.org.br.

Parceria Ocyan e Aromeiazero

Parceria Ocyan e Aromeiazero Desde junho de 2021, a parceria entre a empresa de óleo e gás e o instituto já faz parte da vida do município. “Trouxemos o Aromeiazero para Macaé, onde atuamos, e estamos transformando a cidade através do uso das bicicletas. São cursos, evento, geração de renda e agora o apoio às iniciativas de inovação”, comemora a coordenadora.

Sobre o Aromeiazero

O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. O Aromeiazero conta com o patrocínio institucional do Itaú Unibanco e da Argo Seguros, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações em periferias e comunidades vulneráveis. Desde 2011, as iniciativas do Aro promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis. Para maiores informações, acesse o site do Instituto.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui