MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para Réveillon 2023

O MetrôRio montou uma operação especial de Réveillon que começa das 19h do dia 31/12 e vai até às 5h de 01/01. Nesse período, o cliente só utiliza o sistema usando o cartão especial. Para a operação de Réveillon, a concessionária reforçará o quadro de funcionários no sistema metroviário e contará com orientadores de fluxo, para prestarem informações à população. Além disso, terá apoio da Polícia Militar e vigilância permanente.  

Os cartões especiais podem ser comprados até o dia 31 de dezembro (ou até que se esgotem) nas bilheterias da estação Carioca. A recomendação da concessionária é que os clientes se planejem para comprar os bilhetes com antecedência para evitar filas e o possível esgotamento.

No dia 31/12, a partir das 19h, quando começar a Operação Especial de Réveillon, não serão aceitos os cartões unitários, pré-pago, Giro, Riocard Mais (Bilhete Único e Vale-Transporte) nem pagamento por aproximação (NFC). Ou seja, esses cartões poderão ser utilizados somente até às 18h59, com exceção das estações Siqueira Campos/Copacabana, Cantagalo/Copacabana e General Osório/Ipanema, onde todos esses meios de pagamentos serão aceitos até meia-noite para que os moradores e trabalhadores dessa região possam se deslocar de metrô neste período.

Às 5h da manhã do dia 01/01, a operação especial de Réveillon se encerra e todos os cartões do MetrôRio, o Riocard e o pagamento por aproximação voltarão a valer em todas as 41 estações.

Durante todo o dia 31 e na operação especial de Réveillon, das 5h do dia 31/12 às 7h de 01/01, os trens da Linha 2 vão circular da Pavuna à General Osório/Ipanema. As linhas 1 e 4 vão manter o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. Até meia-noite, todas as estações permanecerão abertas para embarque e desembarque, com exceção da Cardeal Arcoverde/Copacabana, que funcionará apenas para desembarque, entre 19h e meia-noite, por questão de logística e segurança em função do grande fluxo de clientes que vão utilizar a estação para o evento.

Da meia-noite até às 5h de 01/01, somente as estações Cardeal Arcoverde/Copacabana, Siqueira Campos/Copacabana, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca permanecerão abertas para embarque. As demais estações funcionarão apenas para desembarque.    

A transferência entre as linhas 1 e 2, de meia-noite às 5h, será feita nas estações do trecho compartilhado (entre Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema). Devido à logística de troca de plataformas para transferência na estação General Osório/Ipanema, a empresa recomenda que o cliente realize a transferência no trecho entre Central do Brasil/Centro e Cantagalo/Copacabana.    

Já no dia 01/01, o funcionamento das estações será das 7h às 23h, com exceção de Cidade Nova, Praça Onze, Saara/Presidente Vargas, Uruguaiana/Centro e Catete, que permanecerão fechadas. Estas estações vão reabrir às 5h do dia 02/01.

No dia 01 (domingo), a partir das 07h, a transferência entre as linhas 1 e 2, será feita na estação Estácio. A concessionária reforça que, para a segurança de todos, não será permitido o transporte de grandes volumes.  

Integrações

No dia 31/12, as integrações tarifárias (ônibus, BRT e vans) com o metrô serão encerradas às 19h. A partir desse horário, o acesso às estações do sistema metroviário será possível somente com o uso do cartão especial de Réveillon.    

Metrô na Superfície

No dia 31/12, as últimas partidas das estações Botafogo, Antero de Quental e Gávea serão às 18h. No dia 01/01, o serviço vai operar normalmente, em esquema de feriado das 7h às 23h.    

Horários de embarque no Réveillon

  • Das 19h às 20h – cartão verde-claro (ida) e verde-escuro (ida e volta);    
  • Das 20h às 21h – cartão azul-claro (ida) e cartão azul-escuro (ida e volta);    
  • Das 21h às 22h – cartão rosa-claro (ida) e cartão rosa-escuro (ida e volta);      
  • Das 22h às 23h – cartão amarelo (ida) e cartão laranja (ida e volta);  
  • Das 23h à meia-noite – cartão lilás (ida) e cartão roxo (ida e volta);    
  • Da meia-noite às 5h – cartão cinza (volta).    

Gratuidades

Pessoas com deficiência (PCD), menores de seis anos acompanhados de um adulto portador de cartão válido e maiores de 65 anos deverão apresentar nas catracas um documento oficial comprobatório para o embarque nas estações durante a Operação Especial de Réveillon. Quem tiver dúvida pode procurar as redes sociais do MetrôRio, o SAC (0800 595 1111) ou se informar em uma das 41 estações do sistema.

Deixe um comentário