MetrôRio evitou emissão de mais de 57 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera no último ano

Com o propósito de ser uma empresa cada vez mais verde e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), o MetrôRio atua para a redução de Gases de Efeito Estufa (GEE), por meio de controle, monitoramento e inovações tecnológicas. Em 2022, por exemplo, com registro de cerca de 170 milhões de passageiros transportados no ano, a concessionária evitou o lançamento de mais de 57 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera.

Por ser movido a energia elétrica, limpa e renovável e menos poluente que os veículos motorizados, o modal retira diariamente centenas de veículos das ruas contribuindo de forma significativa para a diminuição de congestionamentos na cidade, além da redução do efeito estufa e do aquecimento global. Cada composição da concessionária é capaz de comportar 1.800 clientes, reduzindo a circulação de cerca de 900 carros (com duas pessoas).

Ações adotadas pelo MetrôRio

Reuso de água

Além de emitir menos CO2, o MetrôRio atua em outras frentes ambientais. A empresa aplica iniciativas de consumo consciente dos recursos naturais, como aproveitamento de água de reuso nos processos de lavagens de trens, peças e oficinas, reduzindo o uso de água potável. Para isso, há uma equipe técnica, que realiza o monitoramento e controle do consumo diário de água e faz o tratamento de efluentes do Centro de Manutenção.

Em 2022, 41% dos efluentes industriais dos processos de manutenção foram reaproveitados para lavagem de vias, peças e oficinas, o equivalente a 2.982m³ de água. Este número corresponde a cerca de 180 caminhões-tanque não despejados na natureza. Em janeiro de 2023, foi concluído o projeto de ampliação da rede de reutilização de água de reuso para lavagem de trens, peças e oficinas.

Entre as iniciativas em andamento estão a implantação de aferição de consumo de água em tempo real no Centro Administrativo e no Centro de Manutenção; estudo de projeto de captação de água de chuva; entre outras medidas.

Eficiência energética

Com trens 100% movidos a eletricidade, o MetrôRio vem investindo cada vez mais em iniciativas de eficiência energética, com uso sustentável de recursos. Equipes da companhia buscam continuamente soluções inovadoras, desenvolvendo estudos e projetos, como a avaliação de autoprodução de energia, substituição de motores de ventilação das estações por modelos mais eficientes, com estimativa de redução de 30% no consumo de energia.

A empresa também vem avançando na substituição de lâmpadas fluorescentes, incandescentes e metálicas do sistema por modelos LED. O projeto, iniciado em setembro de 2022, substituiu até o fim de dezembro mais de 8 mil lâmpadas em cinco estações e no Centro Administrativo. A economia prevista pela concessionária até 2027 é de 45 mil MWh, equivalente ao consumo de 2.500 famílias de quatro pessoas durante cinco anos.

Gestão de resíduos

As iniciativas de otimização de recursos aplicadas no MetrôRio buscam contribuir para a preservação dos insumos naturais, dentro de um escopo de desenvolvimento econômico sustentável. A gestão de resíduos é um dos pontos importantes para a concessionária. Em 2022, das mais de 4,6 mil toneladas de resíduos geradas, 61% foram reutilizadas com ações de rerrefino, coprocessamento e reciclagem.

Ações do MetrôRio pela Semana Mundial do Meio Ambiente

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o MetrôRio promove ações para reforçar aos clientes a importância da adoção de práticas mais sustentáveis, como o uso do metrô, que é um dos transportes públicos menos poluentes. Além da campanha institucional de conscientização sobre o tema, com o slogan “Vem de metrô e cultive essa ideia”, a concessionária fará uma ativação na estação Cardeal Arcoverde/Copacabana, no acesso A, das 7h30 às 12h30. Promotores vão distribuir 1.000 mudas de plantas para os passageiros, como um gesto em agradecimento pelo uso do transporte mais sustentável.

Já na estação Central do Brasil/Centro, a empresa exibirá a exposição “Amazônia”, do fotógrafo espanhol Máximo Hernández e com curadoria de Vera Simões. A mostra, que ficará no corredor dos acessos C e D até o dia 5 de julho, apresenta os encantos e a imensidão da Reserva Mamirauá, na região amazônica, como os rios repletos de peixes e a vida e fauna do local, e propõe novas atitudes em prol da preservação da floresta amazônica e do meio ambiente de uma forma em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *