EPT transportou mais de 3 milhões de passageiros no primeiro semestre de 2023

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A Empresa Pública de Transportes (EPT) transportou nos primeiros seis meses de 2023 aproximadamente 3 milhões e 500 mil passageiros entre moradores e visitantes, uma média de 122 mil passageiros transportados apenas nos dias úteis. O serviço é realizado por meio das 39 linhas e 125 ônibus da frota de ônibus vermelhinhos que circulam gratuitamente pelos quatro distritos da cidade.

Além das viagens já programadas para o atendimento diário, o transporte Tarifa Zero realizou diversas viagens extras reforçando a frota em vários bairros, como Barra de Maricá, Ponta Negra, Centro e Itaipuaçu, para que moradores e turistas pudessem aproveitar todos os eventos realizados na cidade.

“Nesse primeiro semestre, a EPT intensificou o trabalho para que toda a população de Maricá tivesse o melhor serviço de transporte coletivo de passageiros. Aumentamos o quantitativo de ônibus e estamos buscando meios para que todas as linhas, em todos os horários, tenham atendimento com a maior efetividade possível. Estamos atentos também ao crescimento populacional e ao maior fluxo de visitantes e turistas em nossa cidade. Trabalhamos diariamente pela melhoria contínua com gestão pública de qualidade”, declarou o presidente da EPT, Celso Haddad.

Vermelhinhas

Ao todo, 250 vermelhinhas estão à disposição de moradores e turistas em 25 estações, localizadas nos bairros do Centro, Itapeba, Parque Nanci, Araçatiba, Itaipuaçu, Flamengo, Ponta Negra, Barra de Maricá e São José do Imbassaí.

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No primeiro semestre deste ano, o sistema gratuito de bicicletas compartilhadas registrou 526.047 utilizações e 17.360 novos usuários cadastrados.

Ouvidoria da EPT

Durante os primeiros meses, a Ouvidoria da EPT contabilizou 1.867 atendimentos via WhatsApp, telefone, e-mail, Ouvidoria Itinerante, presencialmente na sede da EPT e nos pontos de Ouvidoria instalados na rodoviária do Centro da Cidade e Itaipuaçu.

O projeto Ouvidoria Itinerante, que busca aproximar a população do poder público, descentralizando o serviço, também percorreu os bairros da cidade. O projeto esteve no Spar, em Guaratiba, Jaconé, Bambuí e São José do Imbassaí, totalizando 183 atendimentos aos usuários dos ônibus e das bicicletas do Tarifa Zero.

Entre os registros: solicitações, esclarecimento de dúvidas relacionadas aos transportes públicos, reclamações, sugestões e o desbloqueio do passe das vermelhinhas.

As principais reclamações registradas foram referentes aos atrasos em linhas com itinerários longos, ocasionados por condições de trânsito, e a superlotação em algumas linhas nos “horários de pico”, o que é uma dificuldade comum em todo o país, principalmente em cidades que registraram um aumento populacional acima de 50%, como foi o caso de Maricá. Para solucionar o problema, a EPT vai aumentar em 30% o quantitativo de ônibus que atua no município em 2024.

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