Avião da Aerolíneas Argentinas sofre impacto de drone no Galeão

Um avião da companhia Aerolíneas Argentinas, que realizava o voo AR-1268 entre Buenos Aires e Rio de Janeiro, sofreu danos causados pelo impacto de um drone na região do motor. A equipe de manutenção da companhia constatou o problema após a aeronave pousar no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro. A ocorrência aconteceu no dia 1º de junho, mas só foi divulgada no início de julho.

De acordo com a RIOgaleão, empresa concessionária que opera o aeroporto, a Aerolíneas Argentinas identificou um fragmento compatível com peça de drone na aeronave. Entretanto, não foi possível determinar o momento exato do impacto. A concessionária também informou que no dia 1º de junho não havia nenhuma operação autorizada com drones na área do aeroporto.

  • Siga o Mobilidade Rio no X/Twitter: @MobilidadeRio
  • Quer anunciar? Impulsione sua marca! Saiba mais
  • drone
    Imagem: Divulgação/AEROIN

    Incidente aeronáutico envolvendo drone

    O caso foi comunicado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB). O Cenipa registrou que o dano não causou intercorrência no procedimento de pouso nem provocou danos a terceiros. Após análise técnica dos dados coletados, a ocorrência recebeu a classificação de “incidente aeronáutico”.

    O Cenipa esclareceu que a ocorrência não será objeto de investigação e, portanto, não haverá emissão de relatório final. No Brasil, a operação de drones exige autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

  • Sua marca ao lado de quem informa a cidade em tempo real. Participe do Mobilidade 24 Horas!
  • Vai viajar? Economize 30% no seguro. Use o cupom TBTCOM30 e proteja sua viagem. Contratar agora!
  • Deixe um comentário