O Governo do Estado do Rio de Janeiro fechou uma parceria estratégica com a CRRC para modernizar o sistema ferroviário fluminense e implantar um centro de manutenção de trens na Baixada Fluminense. O acordo foi assinado em Pequim, durante visita oficial do governador Cláudio Castro à fábrica da empresa, no dia 18 de abril.
Centro de manutenção será instalado em Duque de Caxias
O Memorando de Entendimento (MoU) prevê a construção de um centro de manutenção de trens em Duque de Caxias, fortalecendo a infraestrutura ferroviária do estado. A CRRC, maior fabricante mundial de equipamentos de transporte ferroviário, também estuda a implantação de uma fábrica de composições no Brasil.
Estudo para compra de novos trens
Além do centro de manutenção, a CRRC iniciará um levantamento técnico para avaliar as necessidades do sistema fluminense. O estudo inclui a quantidade ideal de novas composições, melhorias na sinalização das estações e avaliação do desempenho atual da rede.
Impactos econômicos e tecnológicos
A parceria com a CRRC promete gerar empregos, fomentar a cadeia produtiva ferroviária nacional e garantir a transferência de tecnologia. A iniciativa busca não apenas modernizar a malha existente, mas também introduzir soluções mais eficientes e sustentáveis no transporte público.
Atualmente, 134 trens operam no Rio de Janeiro com composições fornecidas pela empresa: 100 na SuperVia e 34 no metrô. A CRRC atua em todo o ciclo do produto, da fabricação à manutenção.
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Interesse da CRRC na Linha 3 do Metrô
A empresa demonstrou interesse em desenvolver o projeto da Linha 3 do Metrô, entre São Gonçalo e Praça XV. A proposta prevê o uso do modelo DLS, que inclui desde a concepção e execução do projeto até a operação integrada da linha. O trajeto de 36 km poderá incluir até 18 estações, e o governo lançará o edital para o início das obras ainda este ano.
Inspiração no metrô de Pequim
Durante a viagem à China, a comitiva fluminense visitou o centro de operações do metrô de Pequim. Com tecnologias de reconhecimento facial e sensores de ameaças, o sistema da capital chinesa é referência mundial em inovação e segurança. A equipe realizou a visita para identificar boas práticas e possíveis soluções adaptáveis à realidade do Rio de Janeiro.
Conclusão
A aliança entre o Governo do Estado e a CRRC abre um novo capítulo na história da mobilidade ferroviária no Rio. A modernização do sistema, somada à criação de um centro de manutenção e à troca internacional de experiências, representa um avanço estratégico para o futuro da mobilidade urbana no estado.