Cláudio Castro diz que em até dois meses deve ter “notícia positiva” sobre a proposta do MetrôRio em concluir obras da estação Gávea

377
estação Gávea
Obras da futura estação Gávea abandonadas (Foto: Reprodução)
Publicidade

O governador Cláudio Castro disse que em até dois meses deve ter uma “notícia positiva” da proposta apresentada pela concessionária MetrôRio, de concluir as obras da estação Gávea.

Além disso, pode haver redução na tarifa em troca do aumento do tempo de concessão em dez anos e da unificação do contrato das Linhas 1 (Tijuca-Ipanema) e 2 (Pavuna-Estácio) ao da Linha 4 (Ipanema-Barra).

“Nos últimos meses surgiu a possibilidade de ter um grande acordo arrumando toda a questão, porque hoje você tem dois concessionários diferentes, mas um contrata o outro para operar. Então, além da questão da obra, é uma confusão e surgiu a oportunidade com os concessionários das linhas 1 e 2 de se poder arrumar tudo isso, com uma perspectiva de, quem sabe, terminar essa estação. Está caminhando muito bem. A Procuradoria (Geral do Estado) está em cima disso, o pessoal que fez a obra já está topando negociar, e o estado rearrumando isso para que o cidadão possa ter um bom serviço”, afirmou o governador.

Como funciona hoje

Hoje, a MetrôRio tem a concessão das linhas 1 e 2 do Metrô. A Rio Barra-CRB é a concessionária da Linha 4. A operação dos três ramais, no entanto, é feita pela MetrôRio, que criou uma outra empresa (a MetrôBarra) para executar o serviço no ramal Ipanema-Barra).

Publicidade

Como contrapartida da unificação dos contratos, a concessionária se propõe a investir R$ 600 milhões para terminar a estação da Gávea, cujas obras estão paradas desde 2015, e a reduzir a tarifa em R$ 0,40. As concessões terminam em 2036 (Linha 4, conforme aditivo de 2012) e em 2038 (linhas 1 e 2, na renovação em 2007).

MOBILIDADE RIO

Siga o Mobilidade Rio no Twitter e fique informado sobre a mobilidade urbana do Rio de Janeiro e Região Metropolitana.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui