Avenida das Américas terá novas interdições para obra do BRT Transoeste

384
BRT Transoeste
Foto: Divulgação/BRT Rio

A CET-Rio informou em nota que, a partir das 7h30 deste sábado, dia 30 de julho de 2022, será interditado um novo trecho da Avenida das Américas para as obras na calha do BRT Transoeste. Para minimizar os possíveis impactos no tráfego da região, a sinalização horizontal (pintura da via) está sendo refeita para melhor acomodar o BRT e os demais veículos nas faixas de circulação.

A operação de trânsito contará com a participação de agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego que trabalharão para manter a fluidez, orientar os motoristas e efetuar os bloqueios durante a intervenção. Os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez nas rotas alternativas e nos principais corredores de tráfego da região.

Além disso, será utilizado um painel de mensagens variáveis e forte sinalização para orientar e alertar os motoristas sobre as interdições. Também será disponibilizado um reboque para desobstrução das vias em caso de enguiços mecânicos ou outras ocorrências na região.

Interdições

A partir das 7h30 do dia 30/7 (sábado) até às 17h30 do dia 30 de setembro: interditar a calha do BRT na Avenida das Américas, em ambos os sentidos, no trecho entre o Terminal Alvorada e a Estação do BRT Bosque da Barra. As obras serão itinerantes em direção ao Túnel Vice-Presidente José Alencar.

Desvio: o BRT será desviado para fora da calha em ambos os sentidos. Ele deverá permanecer na faixa adjacente à calha e retornará para a calha logo após o trecho de obras. Para viabilizar o desvio do BRT, a pista será segregada e, consequentemente, a capacidade viária para os demais veículos ficará reduzida em uma faixa no início do desvio em cada sentido da obra.

Rotas alternativas: como rotas alternativas sugere-se a utilização da Avenida Lúcio Costa e da Avenida Embaixador Abelardo Bueno para os deslocamentos.

Além das interdições na calha, outras intervenções secundárias acontecerão com o objetivo de preparar a via para o recebimento das obras e, consequentemente, minimizar os possíveis impactos que serão causados por ela. As seguintes interdições secundárias estão programadas:

  • Na quinta-feira (28/7), das 7h30 às 16h: interdição de uma faixa (junto à calha do BRT) da Avenida das Américas, pista central, sentido Santa Cruz, no trecho entre o Terminal Alvorada e a Estação Bosque da Barra;
  • Na sexta-feira (29/7), das 10h às 17h: interdição de uma faixa (junto à calha do BRT) da Avenida das Américas, pista central, sentido Jardim Oceânico, no trecho entre a Estação Bosque da Barra e o Terminal Alvorada;
  • Entre quinta-feira e domingo (31/7), das 22h às 6h: interdição de uma faixa (junto à calha do BRT) da Avenida das Américas, pista central, em ambos os sentidos, no trecho entre o Terminal Alvorada e a Estação Novo Leblon. Desvios: os veículos serão desviados na própria pista, no trecho com estreitamento;
  • Até o dia 11 de agosto, das 7h às 18h e das 22h às 5h: interdição parcial do retorno existente na Avenida das Américas, na altura da Avenida Davis Nasser (Estação do BRT Bosque da Barra);
  • Até o dia 13 de agosto, das 7h às 18h e das 22h às 5h: interdição parcial do retorno existente na Avenida. das Américas, na altura do Rio Design (Estação do BRT Américas Park);
  • Até o dia 16 de agosto: interditar a calha do BRT na Avenida das Américas, em ambos os sentidos, na altura da Avenida Ayrton Senna (Terminal Alvorada). Desvio BRT: as linhas diretas do BRT serão desviadas para dentro do Terminal Alvorada.

Recomendações

  • Respeitar a sinalização e as orientações dos agentes de tráfego para o bom andamento da operação;
  • Aos motoristas que não necessitem passar pela região da obra, sugere-se a utilização de rotas alternativas para seus trajetos.

Mobilidade Rio

Siga o Mobilidade Rio no Twitter e fique informado sobre a mobilidade urbana do Rio de Janeiro e Região Metropolitana.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui