VLT Carioca implanta pagamento de passagem com cartão digital

Aplicativo oferece recarga por crédito, débito e PIX; Fiscalização continua sendo feita por agentes nos trens

1027
VLT Digital
Foto: Divulgação/VLT Carioca
Publicidade

Símbolo de inovação no Rio de Janeiro, o VLT Carioca tem uma novidade para os passageiros. Após um período de testes internos, já está disponível o pagamento da passagem com o Cartão Digital Riocard Mais, que permite o uso de crédito, débito e PIX por meio do celular.

A tecnologia foi desenvolvida numa parceria entre o VLT Carioca e a Riocard, e com isso oferece mais um meio de pagamento e facilita a validação principalmente para turistas que não possuem o cartão físico. Para efetuar o pagamento, disponível para aparelhos com sistema Android que possuam a tecnologia NFC, é preciso baixar o aplicativo Riocard Mais e gerar um novo cartão em formato digital. Vale lembrar que não é preciso estar conectado à internet para pagar a tarifa de transporte: é só aproximar a tela do celular no validador com a nova tecnologia.

A fiscalização permanecerá sendo feita no interior dos trens pelos agentes do VLT. As equipes passaram por período de treinamento, já que a conferência do pagamento digital será feita pela aproximação do celular do fiscal e o do passageiro. É importante frisar que cada cartão digital poderá pagar apenas uma passagem.

O cartão físico continua sendo aceito normalmente em todos os validadores, e deve ser individual. A recarga pode ser feita pelo aplicativo e validada nos terminais de consulta em todas as estações e paradas do VLT.

Publicidade

Vale lembrar que para realizar as integrações com ônibus municipais e intermunicipais, trens e barcas é necessário usar o mesmo tipo de cartão, assim como a transferência entre linhas no sistema do VLT.

“O VLT é o modal mais moderno do Rio e isso vai além da captação de energia pelo solo. Queremos estar na vanguarda em todos os quesitos e o pagamento digital faz parte disso. É mais uma facilidade que reafirma o nosso compromisso em oferecer um serviço cada vez melhor, atendendo às necessidades dos nossos clientes”, avalia o diretor presidente do VLT Carioca, André Costa.

“O Riocard Mais é o primeiro cartão digital do Brasil com caráter multimodal, podendo ser usado em todos os meios de transporte da região metropolitana. Nossa perspectiva de crescimento é bem otimista, acreditamos em uma grande aceitação pelos passageiros do VLT”, afirma Melissa Sartori, gerente de marketing da Riocard Mais.  

MOBILIDADE RIO

Siga o Mobilidade Rio no Twitter e fique informado sobre a mobilidade urbana do Rio de Janeiro e Região Metropolitana.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui