SuperVia realiza 11ª edição da Campanha de Segurança nas Passagens em Nível

Para conscientizar população e motoristas sobre os riscos que se corre quando não se obedece a sinalização, a SuperVia promove, até amanhã, dia 06 de outubro de 2022, a 11ª edição da Campanha de Segurança nas Passagens em Nível (cruzamentos oficiais entre rodovias e a malha ferroviária).

A campanha conta com a distribuição de panfletos nas passagens em nível, estações e praças por promotores que estão disponíveis para conversar com a população e alertar para a necessidade de respeito às normas de segurança. Carros de som também estão circulando nas diversas regiões próximas à linha férrea para a ação educativa. Além disso, a campanha conta também com a veiculação diária de um jingle sobre a importância da segurança nas passagens em nível.

Ao longo dos 270 quilômetros da malha ferroviária, a SuperVia conta com 37 passagens em nível regulares, das quais 18 foram selecionadas para serem o foco da campanha em função do histórico mais representativo de ocorrências e do maior fluxo de veículos. Elas estão nos ramais SaracurunaBelford RoxoJaperi e nas extensões Vila InhomirimGuapimirim e Paracambi

Todas a passagens regulares são sinalizadas de acordo com as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Se não houver sinalização, aquela passagem em nível é irregular. Existem cerca de 180 passagens clandestinas ao longo da malha ferroviária. A empresa monitora esses buracos e fecha entre 6 e 10 por mês. Ao fim do mesmo mês, cerca de 30% desses buracos são reabertos. As medidas necessárias para mudar essa realidade dependem da atuação do poder público, por envolverem construção de passarelas, desapropriações e programas sociais. 

Infração gravíssima sobre os trilhos

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal nº 9503/97), os trens têm preferência de passagem sobre os demais veículos. Além disso, o ato de deixar de parar o veículo antes de atravessar a linha férrea é considerado como uma infração gravíssima, sujeita a aplicação de multa. Por isso os motoristas e também os pedestres devem parar, olhar e escutar antes de atravessar a via férrea.

A SuperVia reforça, ainda, que os trens são grandes e pesados e, por isso, não conseguem parar imediatamente após o acionamento da frenagem. A uma velocidade de 80 km/h, por exemplo, depois de acionada a frenagem de emergência, o trem percorre aproximadamente 290 metros até parar completamente.

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