Rio-Valadares deve receber mais de 192 mil veículos no fim de ano

Estradas
Imagem ilustrativa - Foto de Pixabay via Pexels.com

A concessionária EcoRioMinas prevê que 192,1 mil veículos cruzem as praças de pedágio da Rio-Valadares, localizadas na BR-116, em Magé, na Baixada Fluminense, para as festas de fim de ano. De 23 a 26 de dezembro, 97,7 mil veículos devem atravessar a via em direção às comemorações de Natal. Já para o feriado de Ano Novo, de 30 de dezembro a 2 de janeiro de 2023, a estimativa de fluxo é de 94,4 mil veículos.

Na semana do Natal, o maior movimento está previsto para sexta-feira (23/12), com a passagem de 25,3 mil veículos, e para segunda-feira (26/12), quando estima-se um fluxo de 25,4 mil veículos.

Na semana do Ano Novo, o trânsito fica mais intenso a partir de sexta-feira (30/12) devido ao tráfego de 25,3 mil veículos. A volta da festa da virada do ano começa no domingo, 1º de janeiro, com 26,7 mil veículos atravessando as praças de pedágio de Engenheiro Pierre Berman, Santa Guilhermina e Santo Aleixo.

Operação na Rio-Valadares

Para garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados aos usuários, a EcoRioMinas vai atuar, no fim do ano, com reforço de guincho leve para o atendimento mecânico e de viaturas de inspeção de tráfego no trecho da BR-116 que se estende do município de Duque de Caxias a Sapucaia, indo até a divisa com Minas, próximo de Além Paraíba.

No mesmo trecho, as equipes de atendimento médico, com resgatistas, ambulâncias UTI e de resgate, estarão completas. Nos demais trechos da Rio-Valadares, os times de inspeção de tráfego seguirão percorrendo as vias 24 horas por dia, identificando a necessidade de suporte aos condutores.

Segurança viária

A EcoRioMinas alerta para a importância de incluir no planejamento da viagem a revisão do veículo e de seguir as regras de segurança viária durante todo o percurso. Levantamento da concessionária revela que a maior parte dos atendimentos mecânicos feita pela empresa poderia ter sido evitada com medidas preventivas simples.

Desde 22 de setembro de 2022, quando a EcoRioMinas assumiu a concessão, até 14 de dezembro, foram feitos 5,5 mil atendimentos mecânicos no trecho da BR-116 que se estende do município de Duque de Caxias a Sapucaia, indo até a divisa com Minas Gerais, próximo de Além Paraíba. As principais ocorrências foram pane mecânica, pneu furado, pane seca, pane elétrica e superaquecimento do veículo.

Por isso, antes de viajar, o motorista deve levar o veículo para uma revisão preventiva. Importante não esquecer de calibrar o estepe e, no trânsito, manter distância segura em relação aos demais veículos; usar cinto de segurança; respeitar os limites de velocidade e a sinalização da rodovia; não falar ou digitar no celular enquanto estiver ao volante; não consumir bebida alcoólica antes de dirigir; respeitar os limites de velocidade, entre outras orientações de segurança viária.

Canais de atendimento

Pelos telefones 0800 116 0 493 ou 0800 116 0 465 para deficientes auditivos, os usuários podem obter informações de tráfego e solicitar atendimento médico ou mecânico para o trecho fluminense da BR-116, de Duque de Caxias a Sapucaia. A ligação é gratuita e o serviço está disponível 24 horas.

O e-mail ouvidoria@ecoriominas.com.br recebe dúvidas, sugestões, elogios, reclamações, denúncias ou outros assuntos relacionados aos serviços prestados pela EcoRioMinas. Também é possível obter informações pelo site e conferir as condições da via pelo Twitter @ecoriominas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *