“Quem é cria não vacila”: Rio Ônibus lança campanha contra vandalismo em transporte público no Rio

31
Foto: Rio Ônibus
Publicidade

Com mais de 2,8 mil ônibus depredados e 28 incendiados nos últimos 12 meses, o Rio Ônibus lançou a campanha “Quem é cria não vacila”, de combate ao vandalismo contra os ônibus da cidade do Rio de Janeiro. O cenário alarmante é o destaque do projeto. Em média, são 230 veículos depredados por mês, gerando um prejuízo superior a R$ 24 milhões em reparos no período. O início da ação foi marcado por um evento de conscientização de passageiros realizado nesta sexta-feira, 26 de abril, no Terminal Alvorada.

Outro quantitativo que chama atenção é o de 145 ônibus sequestrados para serem utilizados como barricadas para impedir o acesso da polícia às comunidades. Os dados disponibilizados pelo Sindicato não se resumem ao prejuízo financeiro. Estima-se que no ano de 2023, 6,5 milhões de cariocas tenham sido diretamente afetados em seus deslocamentos por conta dos diversos atos de vandalismo.

Para o presidente do Rio Ônibus, João Gouveia, os passageiros são os principais prejudicados. “Não podemos tratar esses casos como meras estatísticas. Cada ônibus vandalizado precisa de um reparo a ser feito e, dependendo do tipo de depredação, esse veículo pode ficar semanas sem poder rodar nas linhas. Um impacto direto na vida do usuário que está no ponto esperando pelo serviço. Por isso, estamos comprometidos em trabalhar ao lado das autoridades e da comunidade para combater essa prática e garantir um deslocamento seguro e confortável para todos”, ressaltou.

A iniciativa visa promover a conscientização sobre a importância de preservar o patrimônio público, garantindo assim segurança, conforto e o direito de ir e vir dos usuários. A ação conta com a distribuição de flyers educativos e a divulgação de materiais de sensibilização nos painéis dos terminais, tvs internas dos ônibus e mídias sociais do Rio Ônibus. Assim, o Sindicato pretende engajar mais de três milhões de cariocas na proteção dos ônibus.

Publicidade

Todas as informações, assim como os dados atualizados sobre o vandalismo contra o setor de ônibus no município do Rio, estão disponíveis no site.

MOBILIDADE RIO

Siga o Mobilidade Rio no Twitter e fique informado sobre a mobilidade urbana do Rio de Janeiro e Região Metropolitana.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui