Nesta segunda-feira, 19 de agosto de 2024, a cidade do Rio de Janeiro ganhou sua primeira motofaixa, implantada em caráter experimental pela CET-Rio, conforme informou o Centro de Operações Rio. A faixa exclusiva para motocicletas foi instalada na Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell, na pista sentido Lagoa, como parte de uma iniciativa para reduzir acidentes envolvendo motos.
Com dois quilômetros de extensão, a motofaixa será delimitada por sinalizações azuis entre as duas faixas de trânsito atuais, e a velocidade máxima permitida será de 60 km/h. O uso da faixa será preferencial para motociclistas, que poderão utilizá-la principalmente quando o tráfego estiver congestionado. Veículos poderão cruzar a motofaixa para trocar de faixa de trânsito.
A escolha da Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell para o projeto se deu pela alta incidência de acidentes na via e pela facilidade de controle operacional, já que a base da CET-Rio está localizada a apenas 2,5 km de distância. A via também possui faixas de trânsito mais largas, facilitando a implementação da nova medida.
Atualmente, cerca de 600 motocicletas trafegam por hora no trecho Lagoa-Barra, representando 20% do fluxo total da via. Dados apontam que 44% das vítimas de acidentes na região são motociclistas e passageiros de motos.
O Rio de Janeiro se junta a outras grandes cidades brasileiras que já adotaram faixas exclusivas para motocicletas, como São Paulo e Santo André, como uma medida para melhorar a segurança viária.
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