Rio de Janeiro anuncia novo sistema de bilhetagem no BRT e revolução no transporte público

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou a primeira fase de implementação do novo sistema de bilhetagem digital no BRT (Bus Rapid Transit).

A partir do fim de julho, as estações e terminais do BRT estarão equipados com novos validadores e máquinas de autoatendimento para compra e recarga dos novos cartões.

Nessa fase inicial, o novo sistema será indicado apenas para passageiros que utilizam exclusivamente o BRT, sem a possibilidade de integração com outros modais de transporte.

Os usuários do sistema atual, operado pela Riocard, poderão continuar utilizando seus cartões normalmente.

Além das máquinas de autoatendimento, serão disponibilizados sete postos de atendimento da concessionária Jaé, distribuídos em diferentes locais da cidade.

Novo modelo de cartão que será usado no sistema BRT

Está previsto que o novo sistema seja implantado nos demais modais regulados pelo município (ônibus convencionais, vans e VLT) em outubro deste ano.

Durante o período de transição, que deve durar até o início do próximo ano, os cartões da Riocard continuarão sendo aceitos em todos os modais de transporte público municipal.

O novo sistema de bilhetagem digital no transporte público do Rio de Janeiro é inédito nas capitais brasileiras e permitirá ao município ter controle sobre a arrecadação tarifária e monitorar a demanda de passageiros.

Além do cartão físico, os passageiros também poderão pagar a passagem por meio de aplicativo no celular, utilizando QR Code ou aproximação (NFC).

O aplicativo da Jaé já está disponível para download nos sistemas Android e iOS, onde os usuários poderão gerenciar sua conta, verificar saldo, extrato, recarregar o cartão, solicitar bloqueio, cancelamento ou segunda via.

Deixe um comentário