Recadastramento do Bilhete Único Intermunicipal e da Tarifa Social começa em agosto

Foto: Divulgação/MetrôRio

O recadastramento geral dos inscritos no Bilhete Único Intermunicipal e na Tarifa Social vai começar no dia 2 de agosto e será por etapas – todas on-line.

A atualização da base de inscritos nos programas ocorre depois que a Justiça fluminense baixou o teto para a concessão dos benefícios. Agora, só terá direito às tarifas diferenciadas nos transportes geridos pelo estado – metrô, trens, barcas e ônibus entre cidades – quem ganha até R$ 3.205,20.

Antes, a pessoa que recebia menos de R$ 7.507,49 por mês podia pleitear o Bilhete Único Intermunicipal e a Tarifa Social.

Na prática, não será necessário realizar um novo cadastro, apenas confirmar se a renda atual está acima ou abaixo do novo limite e assinar um termo de responsabilidade pela informação.

Confira abaixo como será a atualização:

Para quem tem vale-transporte pago pela empresa:

  • A atualização será automática, e o usuário não terá de fazer nada.

Para quem tem o RioCard Expresso (individual):

  • A atualização será de acordo com o mês de aniversário do usuário.
  • Nascidos em janeiro, fevereiro e março: de 2 a 31 de agosto.
  • Nascidos em abril, maio e junho: de 1º a 30 de setembro.
  • Nascidos em julho, agosto e setembro: de 2 a 31 de outubro.
  • Nascidos em outubro, novembro e dezembro: 1º a 30 de novembro.

Não será preciso apresentar novos documentos, uma vez que cada cliente deverá informar dados que já o identificam no sistema Riocard Mais, como nome, CPF e número do cartão de transporte.

Opções de cadastramento

  1. Site Rio Bilhete Único – Acesse o site, preencha os dados solicitados (Primeiro nome, CPF e número do cartão) e toque em “Entrar”. Na opção “Renda Bruta”, clique na opção de acordo com a sua renda. Marque o Termo de Responsabilidade e finalize em “Cadastrar”.
  2. Aplicativo Riocard Mais (para clientes com sistema operacional Android e iOS) – Ao abrir o aplicativo, procure e clique no botão “Declaração de Renda” e siga os passos indicados. Mas atenção: a opção só estará disponível para os clientes que precisam realizar a autodeclaração dentro do prazo estabelecido para a atualização do cadastro do BUI.
  3. WhatsApp com o assistente virtual Tomais (2127-4000) – Nas opções do menu, escolha a opção 4 (Tarifas e Benefícios). Em seguida, digite a alternativa 1 (Bilhete Único Intermunicipal) e depois a opção 3 (Fazer a declaração). Acesse o link, preencha os dados solicitados (Primeiro nome, CPF e número do cartão) e toque em “Entrar”. Na opção “Renda Bruta”, clique na opção de acordo com a sua renda. Marque o Termo de Responsabilidade. Finalize em “Cadastrar”.
  4. E-mail enviado pela Riocard Mais – A Riocard Mais enviará aos clientes com e-mail cadastrado um comunicado para realizar a autodeclaração de renda. Fique atento ao remetente do e-mail (comunicacao@riocardmais.com.br ou riocard@comunicacao-riocard.com).

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