Em 1 ano, programa BRT Seguro reduz calotes e efetua 480 prisões por importunação, vandalismo e roubo

Lançado em junho de 2021, o programa da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), conta com agentes da Polícia Militar e da Guarda Municipal

694
BRT Seguro Paes
Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio
Publicidade

Uma das principais demandas da população relacionada ao sistema BRT era por mais segurança no sistema. No início da nova gestão do prefeito Eduardo Paes, em 2021, além do abandono completo de ônibus, estações fechadas e destruídas, multiplicavam-se os relatos de vandalismo, calotes e demais ocorrências dentro e fora das estações. Pensando nisso, Paes criou o programa BRT Seguro, comandado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) e que acaba de completar um ano de atividade.

De junho do ano passado pra cá, o programa já realizou mais de 480 prisões por roubo, furto, depredação de patrimônio público, importunação sexual e desacato. Além das conduções para a delegacia, os agentes já aplicaram mais de 900 multas por flagrantes de calotes, resultando na redução de 25% nas ocorrências de evasão e de 30% nas de vandalismo.

“O BRT Seguro é um projeto que cuida da segurança nas estações e nas calhas do BRT, e que conta com patrulhamento da Guarda Municipal e da Polícia Militar. É um trabalho fundamental da Prefeitura para as pessoas que utilizam esse modal e que precisam se locomover com mais segurança. Seguiremos trabalhando para dar mais ordenamento e dignidade à população carioca”, disse Brenno Carnevale, secretário de Ordem Pública

O programa conta com 122 policiais militares por dia, que atuam nas folgas por meio de inscrição no Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), além de 30 guardas municipais, que estão presentes nas estações do BRT através de baseamento e patrulhamento móvel, nos três corredores do sistema: Transcarioca, Transoeste e Transolímpica. Os agentes atuam diariamente para combater a criminalidade, a evasão de passagens, os atos de vandalismo, além de promover o ordenamento nas estações.

Publicidade

BALANÇO: 1 ANO DE BRT SEGURO

Confira um resumo das ações e um breve balanço do programa que está levando mais segurança aos passageiros do sistema BRT:

  • 122 Policiais Militares atuando diariamente;
  • 30 Guardas Municipais atuando diariamente;
  • Baseamento operacional nas estações;
  • Patrulhamento móvel nos três corredores do sistema: Transcarioca, Transoeste e Transolímpica ;
  • 900 multas aplicadas por flagrantes de calotes;
  • Redução de 25% nas ocorrências de evasão;
  • 480 prisões por roubo, furto, depredação de patrimônio público, importunação sexual e desacato;
  • Redução de 30% nas ocorrências de vandalismo.

MOBILIDADE RIO

Siga o Mobilidade Rio no Twitter e fique informado sobre a mobilidade urbana do Rio de Janeiro e Região Metropolitana.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui