A cidade do Rio de Janeiro dará início, na próxima segunda-feira (19/08), ao funcionamento de sua primeira motofaixa, localizada na Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell, no sentido Lagoa.
Essa iniciativa tem como objetivo principal reduzir os acidentes envolvendo motociclistas e melhorar o fluxo de veículos na via, que é conhecida por seu alto índice de colisões e tráfego intenso.
A nova motofaixa terá uma extensão de dois quilômetros e será identificada por sinalização em azul, ficando localizada entre as duas faixas de trânsito já existentes.
A faixa será preferencial para motocicletas, permitindo que os motociclistas circulem a uma velocidade máxima de 60 km/h com mais segurança e disciplina.
Em situações de congestionamento, os motociclistas poderão utilizar a motofaixa, enquanto os carros poderão transitar sobre ela apenas para mudar de faixa.
A escolha da Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell para a implantação da motofaixa não foi por acaso.
A via possui uma alta incidência de acidentes com motociclistas, além de condições operacionais favoráveis, já que a base da CET-Rio está localizada a apenas 2,5 km de distância.
A recente recuperação do pavimento e a largura das faixas de trânsito também contribuíram para a decisão.
Estatísticas da CET-Rio revelam que aproximadamente 600 motocicletas trafegam por hora no trecho da Lagoa-Barra, representando 20% do fluxo total de veículos.
Além disso, 44% das vítimas de acidentes na Autoestrada são motociclistas ou passageiros de motos.
A Prefeitura do Rio, através de câmeras instaladas na via, constatou que 41,9% das motocicletas se envolvem em manobras perigosas, como mudanças bruscas de faixa e circulação pelo acostamento ou entre veículos.
Com a nova motofaixa, espera-se uma diminuição significativa desses comportamentos de risco, proporcionando um trânsito mais seguro e organizado para todos os usuários da via.
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