Prefeitura monta esquema de trânsito para Flamengo e Corinthians no Maracanã neste sábado (11/05)

24
O entorno do Maracanã terá várias interdições no trânsito - Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio
Publicidade

A Prefeitura do Rio montou uma operação especial para a partida entre Flamengo e Corinthians, neste sábado (11/05), às 16h, pelo Brasileirão 2024, no estádio do Maracanã.

CET-Rio, Comlurb, Guarda Municipal e Secretaria de Ordem Pública farão ações especiais no entorno do estádio. Já o Centro de Operações intensificará o monitoramento nas ruas próximas ao Maracanã com câmeras. O efetivo total empregado pela Prefeitura do Rio é de, aproximadamente, 367 agentes.

A partir de 12h30, haverá interdições ao trânsito de veículos na região onde acontece a partida.

INTERDIÇÕES

Das 12h30 às 20h

  • Rua Professor Eurico Rabelo;
  • Rua Artur Menezes;
  • Rua Conselheiro Olegário;
  • Rua Isidro de Figueiredo;
  • Rua Visconde de Itamarati, entre a Rua São Francisco Xavier e a Avenida Professor Eurico Rabelo;
  • Avenida Maracanã, ambos os sentidos, entre a Rua São Francisco Xavier e a Rua Mata Machado;
  • Viaduto Oduvaldo Cozzi e seus acessos;
  • Avenida Rei Pelé, duas faixas, sentido Centro, entre a Avenida Professor Manoel de Abreu até a altura do Museu do Índio, incluindo a alça de acesso à Avenida Maracanã;
  • Rua Mata Machado, entre a Avenida Paula Sousa e a Avenida Maracanã.

Das 17h30 às 20h

  • Avenida Rei Pelé, todas as faixas, sentido Centro, entre a Rua São Francisco Xavier e o Museu do Índio;
  • Avenida Professor Manoel de Abreu, sentido Centro, entre a Rua São Francisco Xavier e a Avenida Rei Pelé;
  • Rua Dona Zulmira, entre a Avenida Professor Manoel de Abreu e a Rua São Francisco Xavier.

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO

Das 10h às 20h

  • Rua Professor Eurico Rabelo;
  • Rua Visconde de Itamarati, entre a Rua São Francisco Xavier e a Rua Professor Eurico Rabelo;
  • Rua Isidro de Figueiredo;
  • Rua Artur Menezes;
  • Rua Conselheiro Olegário;
  • Avenida Paula Sousa, lado esquerdo, entre a Rua São Francisco Xavier e a Rua Professor Eurico Rabelo.

ROTAS ALTERNATIVAS

Os veículos deverão utilizar as seguintes rotas alternativas:

Publicidade

Provenientes do Centro e Zona Sul

  • Para a Tijuca: utilizar a Avenida Paulo de Frontin e Rua Dr. Satamini, ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará ou Rua Paraíba e, em seguida, Rua Mariz e Barros;
  • Para Vila Isabel e Grajaú: utilizar a Avenida Paulo de Frontin e Rua Dr. Satamini, ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará ou Rua Paraíba, Rua Mariz e Barros e, em seguida, Rua Major Ávila e Rua Felipe Camarão;
  • Para a região do Grande Méier: utilizar a Rua Visconde de Niterói.

Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno

  • Para o Centro e Zona Sul: utilizar a Rua Conde de Bonfim e a Rua Haddock Lobo.

Provenientes do Grande Méier

  • Para o Centro e Zona Sul: utilizar a Rua Visconde de Niterói.

RECOMENDAÇÕES

  • Respeite os locais e horários de proibição de estacionamento;
  • Dê preferência ao transporte público, como o trem da Supervia e o metrô;
  • Evite circular de carro pela região onde ocorrerá a partida de futebol;
  • Para a segurança de todos, os pedestres só devem fazer a travessia das vias nos locais sinalizados.

EFETIVO E MONITORAMENTO

O efetivo da CET-Rio contará com 55 agentes e apoiadores de tráfego, 7 veículos operacionais e 12 motocicletas que estarão empenhados na orientação do trânsito. E, ainda, no reforço das informações do tráfego, 13 painéis de mensagens variáveis informarão sobre os horários dos fechamentos e as rotas alternativas.

Em tempo real, técnicos da CET-Rio, no Centro de Operações Rio (COR), irão monitorar toda a movimentação do trânsito por meio das câmeras para que, se necessário, sejam feitos ajustes na programação semafórica com o objetivo de garantir as boas condições viárias.

O Centro de Operações Rio será o centralizador das informações das equipes operacionais da Prefeitura do Rio e vai monitorar o entorno do estádio e ruas próximas com 55 câmeras. Na Sala de Situação do equipamento público, situado na Cidade Nova, 50 agentes vão monitorar a região e abastecerão os agentes nas ruas com informações privilegiadas, visando proporcionar conforto e alternativas para o torcedor. Todas as informações estarão disponíveis para os cidadãos cariocas por meio das redes sociais do Centro de Operações (@operacoesrio) ou através do site e do aplicativo do COR, que é o COR.Rio.

ORDENAMENTO PÚBLICO

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) vão atuar com 186 agentes na operação de ordenamento urbano para o jogo entre Flamengo e Corinthians, que acontecerá no sábado (11/05), às 16h, no estádio do Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

As ações operacionais começam a partir das 11h, com foco no ordenamento urbano e de trânsito nas principais vias de acesso ao estádio, como as avenidas Maracanã, Professor Manoel de Abreu, Rei Pelé e ruas Professor Eurico Rabelo e São Francisco Xavier. Além dos guardas municipais de unidades da região, a operação vai contar com reforço dos grupamentos especiais de Cães, Tático Móvel e de Operações Especiais.

A Seop vai atuar com quatro reboques no entorno do Maracanã durante toda a partida. Não haverá áreas de estacionamento na região. Por isso, a Guarda Municipal recomenda aos torcedores que priorizem o transporte público para chegar ao estádio, que conta no seu entorno com estações de trem e metrô (Maracanã e São Cristóvão), além de diversas linhas de ônibus.

LIMPEZA

A Comlurb preparou um esquema especial de limpeza para a partida entre Flamengo e Corinthians, neste sábado (11/05), às 16h, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro 2024. Os serviços serão iniciados a partir das 8h, com a lavagem hidráulica com água de reuso e uma mistura de detergente e hipoclorito, em todo o entorno do estádio, incluindo os calçadões, o acesso às rampas de entrada e as principais vias, dentro do projeto Calçada de Responsa.

O planejamento operacional prevê a presença de 126 garis fazendo o serviço antes, durante e após a partida. Além da lavagem hidráulica, será realizada limpeza geral, com varrição e remoção dos resíduos. O último grupo vai trabalhar a partir das 18h, até que todo o entorno do estádio esteja limpo. As equipes vão contar com apoio de dois caminhões compactadores, dois caminhões tipo satélite, duas varredeiras de grande porte, uma motobomba e duas pipas d’água para lavagem da área com água de reuso. Serão colocados ainda 60 contêineres de 240 litros distribuídos na área externa do estádio.

MOBILIDADE RIO

Siga o Mobilidade Rio no Twitter e fique informado sobre a mobilidade urbana do Rio de Janeiro e Região Metropolitana.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui