Prefeitura do Rio quer VLT mais rápido no lugar do BRT

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VLT Carioca
Foto: Divulgação/ANPTrilhos
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A lentidão dos trens do VLT Carioca é uma das grandes reclamações dos usuários atualmente. Isso levantou dúvidas à respeito do modal, principalmente agora que a Prefeitura do Rio quer implantar a VLTzação na cidade, trocando o sistema BRT pelo VLT.

O VLT Carioca circula pelo centro do Rio, no meio de ruas, carros e entre pessoas, o que deve haver cautela para não acontecer acidentes.

Inaugurado em 2016, o VLT Carioca poderia desenvolver até 80 km/h, segundo a concessionária. Mas hoje roda com velocidades que variam de 50 km/h (Boulevard Olímpico) a 30 km/h (Avenida Rio Branco) por razões de segurança.

Estudos da secretaria municipal de Transportes ainda vão indicar quais seriam os limites máximos de velocidade por corredor de VLT. O limite máximo permitido para os ônibus que circulam na cidade (sejam convencionais ou articulados do BRT) é de 60 km/h. A velocidade é controlada por tacógrafos. Mas, como no caso do VLT Centro, tudo depende do trecho.

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No Transoeste (entre Guaratiba e o Terminal Alvorada) e no corredor Transolímpico (que liga o Recreio a Deodoro), os coletivos chegam ao limite de 60 km/h. Essa também tende a ser a velocidade que será tolerada no futuro BRT Transbrasil, que ligará Deodoro ao Caju. Por outro lado, no BRT Transcarioca (Alvorada-Aeroporto Internacional Tom Jobim), há trechos em que os ônibus não passam dos 20 km/h por questões de segurança.

Os novos trens do VLT que a Prefeitura pretende pontos corredores do BRT, podem chegar a 80 km/h.

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