Prefeitura de Niterói vistoria obras na Mem de Sá

As obras da Mem de Sá, em Icaraí, seguem em ritmo acelerado. Nesta quarta-feira (05/04), uma equipe da Prefeitura de Niterói foi vistoriar o local. Na última semana, foi concluída a drenagem da Rua Fagundes Varela e o assentamento do meio fio da rua projetada. No momento, as caixas de ralos estão sendo reorganizadas e está em conclusão o lançamento da parte subterrânea da fiação das ruas Mem de Sá, Castilho França e Miguel de Frias. As obras integram o Plano Niterói 450 Anos.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a melhoria na fluidez do trânsito ao final da obra.

“Essa obra vai melhorar muito o trânsito, tanto na Av. Roberto Silveira quanto na chegada de quem vem da Rua Marquês do Paraná. O projeto vai melhorar muito a fluidez do trânsito. Ainda teremos uma área verde, uma área de lazer e contemplação. A nova rua, que está sendo aberta, permitirá essa solução para o gargalo do trânsito, evitando o cruzamento das vias”, explicou o prefeito.

A obra prevê uma praça que irá ligar a Rua Castilho França à Rua Miguel de Frias. O objetivo é melhorar a mobilidade na região, já que o acesso a Icaraí vai ser facilitado com uma nova ligação da Rua Roberto Silveira com a Fagundes Varela, mesmo durante o horário da faixa reversível.

O ex-prefeito de Niterói e atual secretário executivo, Rodrigo Neves, também acompanhou a vistoria das obras.

“Nós tiramos do papel projetos esperados há décadas, como o túnel Charitas-Cafubá e o alargamento da avenida Marquês do Paraná, que foi prometido desde a inauguração da ponte na década de 70. Projetos difíceis e que aconteceram graças a dedicação e a competência da equipe de engenharia da prefeitura. Esse projeto é muito importante para melhorar a qualidade de vida dos niteroienses. São obras que mexem, sobretudo, com a mobilidade e a fluidez do trânsito, que é um dos principais problemas e desafios de Niterói, por ser uma cidade que recebe, diariamente, quase o equivalente à sua população de pessoas de outras cidades que transitam por aqui”, detalhou Rodrigo Neves.

“Essa obra é importante para minimizar uma das preocupações da nossa cidade que é o trânsito e o transporte. Essa intervenção foi diagnosticada pelo nosso corpo técnico e acho que vai ter um resultado bem positivo já que é uma região onde acaba tendo congestionamento constante”, disse o vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira.

A obra entra na reta final e o secretário de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, reforçou que a intervenção faz parte de um plano maior de mobilidade em toda cidade.

“Estamos entrando na reta final das obras dessa praça na entrada de Icaraí. Essa é mais uma das intervenções do Plano de Mobilidade que vai beneficiar cerca de 20 mil pessoas que circulam pela região todos os dias. Ainda neste semestre está prevista a entrega da obra para a população, já com a nova praça e com essa rua de acesso a Icaraí”.

Homenagem 

A praça que integrará o novo quarteirão da Rua Mem de Sá com a Miguel de Frias levará o nome de José Bedran Simões. Falecido em 2021, Bedran foi um engenheiro que atuou na área de saneamento de Niterói por muitos anos. Trabalhou na Cedae, foi consultor da Águas de Niterói e foi professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). Além disso, Bedran fez diversos projetos para a Prefeitura, como o do mergulhão da Marquês de Paraná.

Um dos três filhos do engenheiro homenageado, Raul Simões, também esteve no local da obra nesta quarta-feira (05) e falou sobre a emoção quando recebeu a notícia.

“Eu fiquei assim, surpreso e fiquei muito feliz. A família toda ficou muito feliz! A gente esperava uma homenagem ao nosso pai, porque ele foi uma pessoa importante, fez muito pela cidade, mas a gente não esperava que fosse dessa grandeza aqui, uma praça com o nome dele.”

Deixe um comentário