Nesta semana, os ônibus com Tarifa Zero, conhecidos como “Laranjinhas”, retomarão suas operações em Itaboraí, no Rio de Janeiro. A notícia foi divulgada pelo prefeito Marcelo Delaroli em 27 de junho de 2024, após a extinção de uma ação judicial que impedia a circulação dos veículos. O processo será arquivado.
O projeto, realizado pela Secretaria Municipal de Transporte (SEMTRANS), visa proporcionar maior mobilidade à população, oferecendo ônibus gratuitos com rotas complementares aos transportes regulares. Os “Laranjinhas” percorrem trajetos internos nos bairros, aumentando a acessibilidade para os moradores. Todos os veículos estão equipados com ar-condicionado, plataforma de acessibilidade, sirenes para solicitação de desembarque e poltronas confortáveis.
O prefeito Marcelo Delaroli celebrou a decisão: “Essa vitória é do povo de Itaboraí, que batalha todos os dias e tem vivido a transformação com o nosso governo. Estamos fazendo história em Itaboraí e eu creio que com a graça de Deus esse é só o começo.”
Com a retomada dos “Laranjinhas”, espera-se melhorias significativas na mobilidade urbana e na qualidade de vida dos cidadãos de Itaboraí.