Estudo realizado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niterói sobre o equilíbrio econômico-financeiro e de sustentabilidade dos contratos de concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros por ônibus já produziu um relatório final e está sob a análise de outros órgãos municipais para viabilizar a reordenação da malha rodoviária em Niterói.
O Setrerj – Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro tem expectativa que o documento seja apresentado formalmente no próximo dia 29 de agosto, durante a segunda audiência especial de conciliação entre a Prefeitura e os representantes do setor. A entidade reconhece deficiência no serviço e que este apresentou defasagem, motivada, sobretudo, pela crise gerada pela pandemia de Covid-19 e pelo aumento constante do valor do combustível e diz que acordo sobre valor da passagem é fundamental para recuperação das empresas.
Na visão do presidente da entidade, Márcio Barbosa, sem todas as informações do estudo em mãos, os empresários e a Prefeitura não podem definir os rumos do transporte na cidade.
“Estamos otimistas em relação a este relatório. Estávamos há mais de três anos sem reajuste tarifário, e quando isso aconteceu a própria Prefeitura reconheceu que a nova passagem não dava conta de tudo o que estava em jogo. Sabemos da complexidade do assunto. Por isso destacamos que o cenário não vai mudar de uma hora para outra, mas esse será nosso pilar. O subsídio da tarifa técnica é fundamental para a saúde do setor“, diz Barbosa.
Niterói provavelmente seguirá a estratégia adotada em outras cidades do país como Rio de Janeiro e São Paulo, subsidiar a operação, e assim evitar o aumento de tarifa de ônibus.