As obras da nova Serra das Araras alcançaram 50% de execução em pouco mais de 18 meses desde o início, em abril do ano passado.
O novo traçado da Serra das Araras, com 8 km em cada sentido, já é visível para quem trafega rumo a São Paulo.
A RioSP, empresa do grupo Motiva, coordena os trabalhos que prometem transformar a logística no eixo Rio/São Paulo, especialmente para o transporte de cargas.
O projeto inclui pistas com quatro faixas em cada sentido, três passarelas para os moradores, duas rampas de escape na descida para aumentar a segurança dos caminhoneiros, 24 viadutos e limite de velocidade de 80 km/h.
Essas melhorias vão reduzir o tempo de viagem e garantir mais fluidez no tráfego.
Atualmente, 34 frentes de trabalho atuam de forma contínua, com 2.500 colaboradores em turnos diurnos e noturnos.
A equipe entregou o primeiro viaduto em maio, e concluirá outros oito até o primeiro trimestre de 2026.
Ao todo, a fábrica em Paracambi já produziu 210 vigas e lançou 102 a partir do canteiro de obras.
A concessionária prevê liberar os novos viadutos no início do próximo ano para o fluxo de veículos no sentido São Paulo, enquanto avança na reconstrução do trecho atual. A entrega completa das pistas está prevista para 2027.
As operações de desmonte de rochas seguem de segunda a quinta-feira, das 13h às 15h, com fechamento temporário da pista de subida no km 225. A descida permanece livre.
A técnica utilizada, conhecida como “fogo cuidadoso”, controla vibrações e ruídos, garantindo segurança e reduzindo impactos ambientais.
Todo o processo ocorre em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, prefeituras e órgãos competentes.
