Niterói terá reforço nas viagens de ônibus para atender estudantes nos dias do Enem

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Infraestrutura (SEMOBI), preparou uma operação especial de transporte público para os dois domingos de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026, nos dias 8 e 15 de novembro. As linhas municipais de ônibus que circulam pelas regiões onde estão localizados os principais locais de prova terão um aumento de aproximadamente 30% no número de viagens, especialmente no período de chegada dos candidatos.

Niterói terá reforço nas viagens de ônibus para atender estudantes nos dias do Enem

A NitTrans terá operação especial de trânsito durante os dias de Enem. O reforço na oferta de transporte será concentrado entre 11h e 13h, horário de maior movimentação dos estudantes em direção às unidades de ensino. A programação foi planejada com base na demanda observada em edições anteriores do Enem e na operação regular de transporte aos domingos. A medida busca facilitar o deslocamento dos candidatos, reduzir o tempo de espera nos pontos de ônibus e oferecer melhores condições de acesso aos locais de prova.

  • Siga o Mobilidade Rio no X/Twitter: @MobilidadeRio
  • Quer anunciar? Impulsione sua marca! Saiba mais
  • Além da ampliação das viagens no período de chegada, a operação prevê ajustes na programação dos ônibus durante a saída dos estudantes, considerando a distribuição da demanda ao longo da tarde. A SEMOBI, em conjunto com a Subsecretaria de Transportes e Fiscalização (SST), acompanhará a operação nos dois domingos, monitorando o cumprimento da programação e as condições de atendimento aos passageiros.

    Orientação aos candidatos – Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h, com início do exame às 13h30. A Prefeitura recomenda que os estudantes planejem seus deslocamentos com antecedência, considerando o tempo de viagem e possíveis imprevistos no trajeto.

    Confira os locais de prova atendidos pelas linhas com reforço operacional:

    Centro:
    – Liceu Nilo Peçanha: linhas 34A, 35, 36, 37, 38A, 39A, 40, 44, 45, OC1 e OC2.
    – UFF – Campus Valonguinho: linhas 33, 46, 57 e OC3.

    São Domingos:
    – UFF – Campus Gragoatá: linhas 32, 33, 46, 57 e OC3.
    – UFF – Campus Praia Vermelha: linhas 47, 47A e 47B.

    Icaraí:
    – Colégio La Salle Abel: linhas 34A, 35, 39A, 40 e 45.

    Santa Rosa:
    – La Salle Abel – Ensino Médio: linhas 34A, 35, 39A, 40 e 45.

    Sapê:
    – IFRJ – Campus Niterói: linhas 36 e 54.

    Fonseca:
    – Colégio Nossa Senhora das Mercês: linhas 21, 22, 24, 49.1, 49.2 e 62.

    Barreto:
    – Colégio Pedro II: linhas 42T, 42SL e 67.

    Operação especial de trânsito para o Enem em Niterói

    A NitTrans vai atuar com operadores de trânsito nos acessos aos locais de aplicação do Enem para orientar motoristas e pedestres, facilitar a circulação viária e minimizar possíveis intercorrências no entorno dos pontos de prova. Em função da realização do exame, o projeto Orla Viva não será realizado na Praia de Icaraí neste domingo (8). A realização da atividade no domingo seguinte, dia 15, quando acontece a segunda etapa do Enem, ainda será avaliada.

    A NitTrans orienta os candidatos a planejarem o deslocamento com antecedência, considerando as condições do trânsito e o tempo necessário para chegar ao local de prova.

  • Sua marca ao lado de quem informa a cidade em tempo real. Participe do Mobilidade 24 Horas!
  • Vai viajar? Economize 30% no seguro. Use o cupom TBTCOM30 e proteja sua viagem. Contratar agora!
  • Deixe um comentário