Não é novidade que diversos motoristas, sejam de veículos oficiais ou não, acabam trafegando pelos trilhos do VLT como “atalho” no trânsito.
Nesta quinta-feira, dia 10 de setembro de 2020, a reportagem da Band News FM esteve na Avenida Rio Branco no trecho entre as ruas Sete de Setembro e Ouvidor e flagrou além de pessoas andando de bicicleta nos trilhos, veículos oficiais da Polícia Militar, Polícia Federal, Guarda Municipal, Segurança Presente e da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) trafegando pela via.
Pedestres também costumam andar pelos trilhos e acabam se distraindo, não percebendo que o VLT vai passar, correndo risco de atropelamento.
Posicionamento
O VLT disse à emissora de rádio que as vias do sistema são exclusivas para os trens, mas que realiza inspeção periódica no trecho.
A Comlurb disse que o veículo flagrado andando na via é utilizado na limpeza de diversos locais, mas não justificou o motivo do veículo trafegar pela via do VLT.
A Polícia Militar e Polícia Federal disseram que as viaturas estariam em deslocamento pelos trilhos para atender ocorrências em andamento.
O Centro Presente afirmou que utiliza as vias do VLT para agilizar o trabalho e justificou que a medida está prevista no Código de Trânsito Brasileiro.
Já a Guarda Municipal disse que as viaturas tem prioridade de trânsito quando estão em serviço, conforme previsto no artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro, contudo os guardas municipais são orientados a usar as vias do VLT nos casos em que não seja possível utilizar as vias tradicionais durante as ocorrências.