O Moovit, uma empresa Intel, e o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj) ampliaram a parceria iniciada no ano passado em Niterói. O aplicativo de mobilidade já mostra informações em tempo real sobre ônibus de todas as 29 empresas que compõem o sindicato, o que passa a beneficiar também passageiros de São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e Tanguá.
Mais de 200 linhas municipais e outras 230 intermunicipais são contempladas na parceria. A implementação já começou e será realizada ao longo das próximas semanas. As empresas do Setrerj transportam 36 milhões de passageiros todos os meses.
Além da facilidade para localização dos veículos, o Moovit também passa a informar quais ônibus aceitam pagamento por aproximação, o NFC. O recurso foi desenvolvido para beneficiar passageiros que utilizam o Cartão Digital da Riocard Mais. Um ícone de NFC será exibido ao lado do número do ônibus quando o pagamento por aproximação for aceito.
“A parceria com o Setrerj deu muito certo em Niterói, e a expansão para os outros municípios era natural. Queremos que cada vez mais passageiros possam usar o transporte público de forma inteligente, com apoio dos dados e da tecnologia. Em breve, mais cidades da região metropolitana do Rio também terão informações disponíveis no aplicativo”, conta Pedro Palhares, gerente geral do Moovit no Brasil.
“As empresas do Setrerj atendem a uma população de mais de 2 milhões de pessoas, e queremos levar cada vez mais comodidade para todos. O trabalho em parceria com o Moovit e a Riocard Mais é importante para trazer cada vez mais pessoas para o transporte público”, afirma Márcio Barbosa, presidente do Setrerj.
Como verificar os horários de chegada em tempo real no Moovit
Os horários dos ônibus no Moovit são exibidos em duas cores: os horários programados em preto, e as estimativas em tempo real em verde. Os horários programados são fornecidos pelas empresas e operadores de transporte, coletados em fontes de informação oficiais ou checados pela Comunidade Mooviter.
Já o horário em tempo real é baseado na localização atual do veículo por meio de sinal de GPS emitido por ele, fornecido pela empresa ou operador de transporte público. A precisão dessas estimativas pode variar, dependendo da qualidade do sinal do GPS, das condições de tráfego e da estabilidade da fonte de dados.
O que é NFC
NFC (near-field communication) é uma tecnologia que permite a troca de informações sem fio e de forma segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro. Estes dispositivos podem ser telefones celulares, tablets, crachás, cartões de bilhetes eletrônicos, pulseiras e qualquer outro dispositivo com um chip NFC.
NFC no Cartão Digital
A tecnologia NFC é a condição essencial para que ocorra a comunicação entre o smartphone do passageiro e o validador do meio de transporte. Com a tecnologia presente em ambos os equipamentos, o pagamento com o Cartão Digital Riocard Mais será efetuado.
Para aderir à novidade, basta baixar gratuitamente o aplicativo Cartão Digital + Valida Mais na loja Google Play. O assistente virtual Tomais ajuda no passo a passo, que é muito simples: basta preencher o cadastro, criar uma senha segura e definir um PIN com quatro dígitos, que será utilizado para autenticar cada pagamento de passagem.
Também é possível cadastrar biometria para agilizar tanto o login quanto o pagamento da passagem. Depois de solicitar a criação do Cartão Digital, um e-mail será enviado com todas as informações. Até o momento, 163 mil clientes fizeram o download e 75 mil habilitaram o cartão digital para uso.
Sobre a RioCard Mais
A Riocard Mais é a maior empresa de bilhetagem eletrônica do país, sendo referência internacional. O cartão é multimodal, aceito em todos os meios de transporte público e está presente em 43 cidades do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, são 4 milhões de cartões ativos e, por mês, são realizadas cerca de 150 milhões de transações eletrônicas com os cartões Riocard Mais.
A empresa disponibiliza ampla rede de atendimento aos clientes, com mais de 20 lojas físicas, 500 máquinas de recarga, 920 pontos de recarga em todo o Estado do Rio de Janeiro e atendimento com assistente virtual no WhatsApp, além de opções de recarga com cartões de crédito, débito, PIX ou boleto bancário no site ou no aplicativo próprio e cartão físico, pulseira, chaveiro e Cartão Digital como forma de pagamento de passagem.
Sobre o Moovit
Moovit, uma empresa Intel, é o líder global em Mobilidade como Serviço (MaaS) e o aplicativo de mobilidade urbana mais usado do mundo. O Moovit simplifica a maneira como as pessoas usam o transporte público, micromobilidade e outras formas de transporte. Mais de 1 bilhão de usuários usam o aplicativo gratuitamente no Android, iOS e na web em 3400 cidades de 112 países. O Moovit foi adquirido pela Intel em 2020 para unir forças com a Mobileye no desenvolvimento do transporte autônomo, e recentemente apresentou o MoovitAV.