Durante o megaferiado de Semana Santa, Tiradentes e São Jorge, entre os dias 18 e 23 de abril, o metrô do Rio de Janeiro funcionará em esquema especial. A operação terá ajustes nos horários, trajetos e acessos para atender o público em eventos e garantir fluidez nos deslocamentos.
Linhas operam com alterações e integração entre estações
Entre os dias 18 e 23, a linha 2 seguirá com operação entre Pavuna e Botafogo. A transferência entre as linhas 1 e 2 será possível no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo. Essa mudança permitirá maior flexibilidade para os passageiros, especialmente durante os dias de maior demanda.
- Leia também: BRT terá horários especiais no feriado prolongado
Sexta-feira Santa terá abertura antecipada
Na sexta-feira (18/04), dia de feriado religioso, o MetrôRio abrirá as estações às 5h30, uma hora e meia antes do horário padrão para feriados. A medida busca facilitar o acesso ao evento “Aos Pés da Cruz”, no Maracanã. O encerramento da operação acontecerá às 23h.
Fim de semana com horários tradicionais e reforço para eventos
No sábado (19/04), o funcionamento ocorrerá das 5h à meia-noite. No entanto, devido ao evento “Tardezinha” no Engenhão, a estação Central do Brasil/Centro terá embarque estendido até 2h da madrugada no acesso A, que integra com os trens da SuperVia. As demais estações continuarão abertas após a meia-noite apenas para desembarque.
Além disso, no mesmo dia, o jogo entre Vasco e Flamengo, às 18h30 no Maracanã, exigirá reforço no efetivo de segurança e na equipe operacional. O metrô será a melhor opção para quem pretende assistir à partida no estádio, facilitando o deslocamento dos torcedores pela cidade.
Domingo e feriados com horário reduzido
No domingo de Páscoa (20/04), e nos feriados de Tiradentes (21/04) e São Jorge (23/04), o funcionamento do metrô será das 7h às 23h. Já na terça-feira (22/04), o serviço funcionará no horário normal de dia útil, das 5h à meia-noite.
Durante todo o período, a integração entre linhas ocorrerá no trecho entre Central do Brasil/Centro e Botafogo. No sábado, não haverá conexão com os trens urbanos nas estações Maracanã e São Cristóvão.
Posto de gratuidade não funcionará durante o feriadão
Entre os dias 18 e 23 de abril, o Posto de Gratuidade localizado na estação Central do Brasil/Centro ficará fechado. O atendimento ao público será retomado na quinta-feira (24/04).
- Leia também: Acidentes causam lentidão na Avenida Brasil
Concessionária recomenda antecipar recargas e usar pagamento por aproximação
Para agilizar o embarque no sistema metroviário, a concessionária orienta os passageiros a utilizarem o pagamento por aproximação com cartões Visa, Elo e Mastercard, além de dispositivos com NFC, como celulares e relógios. Outra sugestão é antecipar a compra ou recarga de cartões Giro, unitário ou Riocard Mais, inclusive a volta, pelo site, aplicativo do MetrôRio ou RecargaPay.
Conclusão
O planejamento do esquema especial do metrô no Rio de Janeiro busca atender com eficiência tanto os moradores quanto os visitantes durante o megaferiado. Com horários ampliados e reforço operacional, o sistema oferece mais comodidade em dias com grande movimentação.