Maricá investe em nova ferrovia de carga para impulsionar desenvolvimento econômico

832
Publicidade

A cidade de Maricá, no Rio de Janeiro, terá uma nova linha ferroviária de transporte de carga que se conectará ao município de Rio Bonito.

A autorização para a construção da ferrovia foi publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no Diário Oficial da União em 10 de maio.

A extensão prevista da ferrovia é de 35 quilômetros e ela será responsável por impulsionar o desenvolvimento econômico local, especialmente nos setores industrial e logístico.

A nova estrada de ferro também conectará o Porto de Maricá à malha nacional por meio da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), permitindo o transporte de carga para vários estados e municípios.

Publicidade

A linha ferroviária será utilizada principalmente para o transporte de derivados de petróleo e estará associada ao futuro Terminal de Ponta Negra, não sendo projetada para o transporte de passageiros.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, comemorou a autorização e ressaltou os benefícios econômicos para o município, mencionando a possibilidade de geração de empregos e crescimento para as empresas locais, além de receitas independentes dos royalties do petróleo.

As obras serão realizadas pela empresa DTA Engenharia, que também é responsável pelo projeto do terminal portuário de Maricá.

O investimento total para a construção da ferrovia é de R$ 310 milhões, e a empresa terá 30 dias para finalizar as formalidades e iniciar a nova etapa do projeto.

A expectativa é que a nova linha ferroviária contribua para o desenvolvimento industrial de Maricá e desempenhe um papel importante no mercado de combustíveis do Brasil, facilitando a importação e exportação de produtos pelo Terminal Ponta Negra.

MOBILIDADE RIO

Siga o Mobilidade Rio no Twitter e fique informado sobre a mobilidade urbana do Rio de Janeiro e Região Metropolitana.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui