Nos primeiros cinco meses de 2024, a Arteris Fluminense retirou cerca de 132,6 toneladas de lixo das margens da BR-101/RJ, abrangendo um trecho de 322 km entre Campos dos Goytacazes e Niterói.
Entre os itens recolhidos estão pneus, papel, vidro, garrafas PET, plástico, entulho, equipamentos eletrônicos e lixo orgânico.
A concessionária destaca os riscos que esses resíduos representam para a segurança viária e o meio ambiente, como a obstrução de canaletas de escoamento de água e a atração de animais para as rodovias, aumentando a possibilidade de acidentes.
O trabalho de limpeza é diário e os resíduos são destinados a aterros sanitários ou reciclados por programas como o EcoEnel.
O trecho em São Gonçalo é especialmente problemático, com descarte frequente de lixo orgânico e entulhos.
A campanha Junho Verde, criada em 2020, promove ações de conscientização ambiental ao longo do mês, destacando-se em 2024 a celebração dos 25 anos da Política Nacional de Educação Ambiental.