Esquema de funcionamento do MetrôRio no Natal

1225
Foto: Divulgação
Publicidade

Neste sábado (24/12), véspera de Natal, o MetrôRio funcionará normalmente das 5h até a meia-noite, como já acontece no horário regular de fim de semana. Já no domingo, feriado de Natal (25/12), o sistema abrirá às 7h, e a operação será encerrada às 23h, como praxe nos feriados. Nos dois dias, a transferência entre as linhas 1 e 2 será realizada na estação Estácio.  

Além disso, no dia 24/12, as linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) funcionarão das 5h às 23h30; e no domingo, das 7h às 22h30. 

A concessionária também segue com a Operação Verão. O planejamento inclui reforço no efetivo das equipes das estações e de segurança, além do aumento na oferta de trens nos dias e horários com mais buscas pelos serviços do metrô e acontece durante todo o período mais quente do ano.   

Regras de embarque 

Aos fins de semana e feriados, o embarque com bicicletas convencionais e pranchas de surf no metrô é liberado durante todo o dia. As bicicletas devem ser transportadas no último carro da composição. O mesmo acontece com as pranchas, que devem ser levadas dentro de capa apropriada. Lembrando que clientes do MetrôRio podem embarcar com bicicletas dobráveis todos os dias, em qualquer horário, preferencialmente no último carro da composição. 

Publicidade

Já quanto ao transporte de grandes volumes, o tamanho limite nos trens e estações é de 40 cm de largura e 45 cm de comprimento. Cada estação conta com um gabarito, que pode ser utilizado como referência para as medidas de cada item. Não é permitido o embarque com sacos de gelo nem caixas de isopor.   

Também não é permitido transitar pelas estações do MetrôRio com skates, patins, patinetes e hoverboards. É proibido ainda embarcar descalço, sem camisa ou com trajes de banho, além de ingerir bebida alcoólica.   

Outra questão importante é o respeito às normas e regras de segurança do metrô para evitar mau comportamento nas estações e nos trens, como por exemplo: o ato de urinar nas estações; o desrespeito aos assentos preferenciais, às mensagens de segurança e à atuação dos agentes; a ingestão de bebida alcoólica e o descarte irregular de lixo que acaba afetando a rotina de todos os passageiros, além de atrasos nas viagens. Por isso, o MetrôRio pede a colaboração dos clientes para garantir o conforto de todos e o bom uso dos espaços no sistema metroviário. 

Festa de Natal para crianças de comunidades do entorno da linha 2 

O MetrôRio preparou uma programação especial no Museu Do Graffiti, na Pavuna, para celebrar o Natal.  Cerca  de 200 crianças das comunidades do entorno da linha 2 vão participar da festa de fim de ano, que acontece nesta sexta-feira (23/12), às 10h. Além da visita do Papai Noel, o evento vai contar com distribuição de brinquedos, lanches, gincanas e brincadeiras.  

Equipes do Museu Do Graffiti também vão marcar presença na festa ensinando a arte do grafite para a garotada.  

O projeto faz parte das ações de responsabilidade social e sustentabilidade do MetrôRio, que tem como objetivo valorizar a cultura local e incentivar iniciativas comunitárias com foco, entre outros temas, no social. O evento também representa uma importante oportunidade de integração entre a empresa e as comunidades, buscando criar uma relação cada vez mais próxima com as áreas do entorno das estações.   

MOBILIDADE RIO

Siga o Mobilidade Rio no Twitter e fique informado sobre a mobilidade urbana do Rio de Janeiro e Região Metropolitana.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui