Especialistas discutem futuro da mobilidade urbana da Região Metropolitana do Rio de Janeiro

No dia 17 de junho, ocorreu o quarto encontro do “RMRJ em Debate” no Auditório do IPPUR/UFRJ, com o tema “Mobilidade Urbana e Política de Transportes”.

O evento, mediado pelo pesquisador Juciano Rodrigues, contou com a participação de Edson Santos (Vereador PT-RJ), Rafaela Albergaria (Observatório dos Trens – RJ) e Edson Lima (Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos de Maricá).

Edson Santos enfatizou a importância da Tarifa Zero, destacando a necessidade de um Sistema Único de Mobilidade para garantir acesso universal ao transporte, similar ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ele defendeu a modernização do sistema de trens, a integração intermodal e a redução das tarifas.

Edson Lima, por sua vez, criticou a falta de transparência no projeto do anel viário de Campo Grande, destacando a necessidade de priorizar o transporte público coletivo em vez do transporte individual. Ele apontou que o projeto não atende às reais necessidades dos moradores do bairro.

Rafaela Albergaria ressaltou a importância da Tarifa Zero para melhorar as condições de vida no município, defendendo que o transporte deve ser considerado um direito e não uma mercadoria. Ela destacou que a implementação da Tarifa Zero em diversas cidades brasileiras tem mostrado que o custo é viável e pode facilitar o acesso ao emprego para as pessoas desempregadas.

O evento, que faz parte de uma série de debates promovidos pelo Núcleo Rio de Janeiro do INCT Observatório das Metrópoles, visa discutir temas fundamentais no contexto das Eleições Municipais de 2024.

Você pode assistir ao registro completo do debate no canal do INCT Observatório das Metrópoles no YouTube. Confira:

5 comentários em “Especialistas discutem futuro da mobilidade urbana da Região Metropolitana do Rio de Janeiro”

  1. Definitely consider that that you said. Your favourite reason appeared to be on the web the simplest factor to remember of.
    I say to you, I definitely get annoyed at the same time as other folks think about concerns that they plainly do not understand about.

    You controlled to hit the nail upon the highest
    and also defined out the whole thing without having side
    effect , people can take a signal. Will probably be back to get more.
    Thanks https://Propriedadeintelectual.Wiki.br/index.php/User:MattieLsg610

    Responder

Deixe um comentário