A partir da meia-noite de sexta-feira (27/10), sete praças de pedágio administradas pela EcoRioMinas começam a cobrar tarifas. As tarifas para carros de passeio variam de R$ 8,90 a R$ 13,30 e incluem descontos para usuários frequentes por meio do DUF (Desconto de Usuário Frequente). As tarifas são aplicadas em ambos os sentidos das praças de pedágio e variam de acordo com a localização da praça. Motocicletas, ambulâncias, veículos oficiais e diplomáticos são isentos.
A EcoRioMinas gerencia uma extensão de 726,9 quilômetros de rodovias entre o Rio de Janeiro e Governador Valadares. Os valores das tarifas foram calculados com base no IPCA e arredondados, conforme determinado pela ANTT. Os pagamentos podem ser feitos em dinheiro, cartão de crédito de qualquer bandeira ou por aproximação, e também são aceitas modalidades como DBTrans, Visa Vale e TAG de pagamento automático.
Os usuários que possuem um tag eletrônico em seus veículos podem aproveitar o Desconto Básico de Tarifa (DBT), que oferece 5% de desconto em todas as categorias de veículos. Além disso, o Desconto de Usuário Frequente (DUF) proporciona descontos progressivos para veículos de passeio a partir da segunda passagem na mesma praça no mesmo sentido dentro do mês.