Cittamobi lança aplicativo no Rio de Janeiro para ajudar os mais de 6,7 milhões de moradores e turistas no transporte público 

Em parceria com o Rio Ônibus, Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro, que reúne 29 empresas operadoras do transporte rodoviário de passageiros,aplicativo também lança a função Acessibilidade, voltado ao público PCD

111
409 riachuelo lapa rio
Foto: Câmara do Rio
Publicidade

A partir desta segunda-feira, 4 de dezembro, os mais de 6,7 milhões de moradores e os turistas da cidade do Rio de Janeiro, podem contar com o Cittamobi, aplicativo que oferece a localização em tempo real dos ônibus e previsão de chegada no ponto em que os passageiros estão. 

Desenvolvido por empresa homônima, referência em soluções inovadoras para a mobilidade urbana no Brasil, em parceria com a Rio Ônibus, Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro, que reúne 29 empresas operadoras do transporte rodoviário de passageiros, divididas em quatro consórcios: Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz, além da Prefeitura do Rio, a startup também oferece o app Cittamobi Acessibilidade, voltado para pessoas com algum grau de deficiência visual. Presente em mais de 330 cidades brasileiras, o Cittamobi monitora via GPS mais de 70 mil ônibus diariamente. 

Por meio da inteligência de dados, os passageiros conseguem não somente se programar para sair com antecedência, como também podem conferir possíveis imprevistos, além de sugestões de rotas. Os usuários também podem participar de forma ativa na gestão do transporte público coletivo, por meio de avaliações das viagens de maneira geral, assim como trazer relatos sobre conservação, limpeza e conduta do motorista.  A partir dos dados extraídos, os órgãos gestores buscam por melhorias na operação e ficam mais próximos da população.

Para além das previsões de horários, o app oferece um universo de possibilidades como auxilio dos usuários a terem acesso às melhores rotas no cotidiano, além de indicar as características do coletivo, como acessibilidade e ar-condicionado. 

Publicidade

“O Cittamobi mostra que é possível unir inteligência de dados e mobilidade urbana em prol da melhoria do transporte público e da qualidade de vida das pessoas. É com grande satisfação que anunciamos o lançamento em uma das maiores cidades do país, além do Rio de Janeiro ser um dos destinos mais visitados pelos turistas e conhecidos no mundo. Tanto os moradores quanto os turistas vão poder ter a melhor experiência ao se deslocarem pela cidade”, afirma Emanuele Cassimiro, CPO da Cittamobi.

Já no Cittamobi Acessibilidade, aplicativo desenvolvido pelo engenheiro de software Luiz Eduardo Porto, deficiente visual, foi elaborado exclusivamente para pessoas com deficiência visual. O app possui funções que são ativadas por comandos de voz, chamados VoiceOver, com suporte de assistente virtual. Além disso, há alertas de quais ônibus estão próximos à parada selecionada, aviso de chegada ao ponto de destino escolhido, sinalização do momento exato em que o passageiro deve descer do ônibus e informes sobre quais locais o veículo está passando ao longo do trajeto, entre outras diversas possibilidades. 

“Nossa missão é estreitar as distâncias entre a população e os órgãos gestores, empresas de transporte coletivo e Prefeituras. Ao fortalecermos essa rede colaborativa, no final, todos acabam contribuindo para as cidades serem inteligentes e sustentáveis”, complementa Bruno Reis, Relações Institucionais da Cittamobi.

O aplicativo, disponível para os sistemas Android e iOS, pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos de qualquer telefone celular.

MOBILIDADE RIO

Siga o Mobilidade Rio no Twitter e fique informado sobre a mobilidade urbana do Rio de Janeiro e Região Metropolitana.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui