A aviação offshore vai entrar na rotina de 350 estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo entre 26 e 30 de outubro, em uma iniciativa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para aproximar jovens do setor aeronáutico. O projeto “Despertar para Profissões – Aviação Offshore” integra o programa Asas para Todos e conta com apoio da Bristow Brasil, Esaero Airports, PAX Aeroportos e Zurich Airport.
Os participantes têm entre 11 e 14 anos e cursam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. Ao longo de cinco dias, eles visitarão bases operacionais em Jacarepaguá, Cabo Frio, Macaé e Farol de São Tomé, no Rio de Janeiro, além de Vitória, no Espírito Santo.
Estudantes conhecem profissões e a rotina operacional
A programação foi preparada para oferecer uma experiência prática. Assim, os alunos conhecerão hangares, pátios de aeronaves, áreas de abastecimento e vias de táxi. Além disso, terão contato com helicópteros usados nas operações offshore.
O projeto também apresentará profissões do setor aeronáutico que vão além da pilotagem. Entre as carreiras destacadas estão piloto de helicóptero, mecânico de helicóptero, fiscal de pátio (sinaleiro) e administrador de aeroporto ou heliporto.
Segundo a Anac, a proposta ajuda a ampliar o conhecimento sobre as profissões da aviação e, ao mesmo tempo, estimula o interesse pelas carreiras que poderão integrar o futuro da atividade aeronáutica.
Aviação offshore e participação institucional
A atividade offshore tem papel central na indústria de petróleo, gás e energia, porque faz a ligação aérea entre o continente e plataformas marítimas. Nesse contexto, ela transporta diariamente trabalhadores, equipamentos e suprimentos, principalmente por meio de helicópteros.
A abertura do evento contará com a participação do ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca; dos diretores da Anac Tiago Faierstein e Antônio Mathias; do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere; do diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Bastos Junior; do presidente da NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea S.A., José Pompeu Filho; além de parlamentares e representantes do setor aeronáutico.
O evento começa em 26 de outubro, em Jacarepaguá, e segue até 30 de outubro, com encerramento em Vitória. Haverá presença de autoridades e apresentação do projeto no encerramento de Jacarepaguá, Cabo Frio e Vitória.