A Alstom deu início ao serviço de suporte remoto para o Centro de Controle Operacional das linhas 1, 2 e 4 do MetrôRio. A adesão ao serviço após o período de garantia do projeto é uma iniciativa importante e inédita no contexto atual do Brasil.
A ferramenta hotline, uma linha dedicada ao suporte técnico ao cliente, em horário comercial, possibilita o recebimento de orientações técnicas a distância, proporcionando maior agilidade.
“Com a inserção do novo serviço inteligente, as linhas 1, 2 e 4 agora contam com uma melhoria significativa para a equipe técnica dos trens, que terão mais rapidez para sanar dúvidas sobre operações de manutenção”, explica Luciano Barbieri, vice-presidente de Digital Mobility da Alstom na América Latina.
Diante do cenário atual onde há recomendação de isolamento social, a implementação do suporte remoto contribui na resolução de dúvidas pelo telefone, reduzindo a necessidade de deslocamento de um técnico até o local e aumentando a eficiência no restabelecimento dos serviços.
O contrato referente ao suporte remoto com o MetrôRio, é válido por dois anos. A contratação do serviço pós-garantia é inédito no Brasil e para a área de Digital Mobility na América Latina.
Para o projeto – que contemplou em uma etapa anterior o fornecimento do sistema de sinalização iMux, 100% concebida, projetada e fabricada pela Alstom Brasil -, a empresa contou com a solução Iconis para monitoramento e controle de toda a rede, já usada em mais de 20 países em todo o mundo.